A Volvo divulgou hoje (27/02/2020) o lançamento de sua nova geração de caminhões (FH, FH 16, FM e FMX) para o mercado europeu. Dotados de tecnologia focada na segurança, produtividade e na preservação do meio ambiente, os veículos trazem novidades tecnológicas, de design e também de conforto. As cabines FM e FMX, por exemplo, são totalmente novas e 1m³ maiores que as anteriores.

A nova geração, conforme informou a montadora, foi desenvolvida para ser uma ferramenta de trabalho eficiente e segura e focada em facilitar a rotina do motorista. Com isso, espera-se também que os transportadores venham a ter mais facilidade para a contratação e retenção de motoristas. Além disso, existe a expectativa de que a tecnologia e eficiência dos novos veículos contribuam para a atrair novos condutores para a atividade.

Lançamento Volov Europa FH 16

 

Na Europa, por exemplo, há estimativa que cerca de 20% dos empregos de motorista de caminhão estão vagos, assim como hoje falta motoristas qualificados em várias partes do mundo, conforme destacou, Roger Alm, o presidente da Volvo Trucks.  Essa situação já bastante conhecida no Brasil, onde cada vez mais os carreteiros buscam qualificação profissional para se garantirem na profissão.

A Volvo informou que os novos veículos vão chegar aos mercados da Europa ao longo desse ano. Já para o Brasil e países da América Latina não há ainda uma data definida. Isso também porque a linha 2020, lançada em abril de 2019, se encontra atual e tem sido muito bem aceita no pelos transportadores do País.

Porém, levando-se em conta que concorrentes de peso como Scania e Mercedes-Benz já iniciaram as vendas de seus novos produtos, não será grande surpresa se a nova geração for apresentada no Brasil no próximo ano.

As principais novidades da nova geração de caminhões Volvo estão no ganho de conforto na cabine, inclusive com iluminação controlada por sensor de movimento. O painel de instrumentos conta com um monitor digital de alta resolução de 12 polegadas e a tela de instrumento dá ao motorista a opção de escolher entra quatro visualizações diferentes, dependendo da situação da condução e das informações que que desejar.

Lançamento Volov Europa FM 4X2

Uma outra tela lateral, de 9 polegadas, oferece informações e assistência à navegação, além de informações de transporte, monitoramento da câmera e entretenimento. Segundo a montadora, o visor de fácil acesso permite que o motorista interaja de várias maneiras por meio dos botões posicionados no volante, através do controle de voz ou diretamente através da tela touch screen e do painel com controle do visor.

Design e tecnologias

Uma das novidades está nos faróis que tiveram a forma de V reforçada e mais harmonizados com as linhas da cabine. Os indicadores de direção foram reposicionados para aprimorar a aerodinâmica e o logotipo maior na parte frontal identifica à distância tratar-se de um caminhão Volvo.

A nova geração conta com o sistema que baixa os faróis altos automaticamente em rodovias conforme o fluxo do tráfego no sentido contrário, e também quando o veículo se aproxima da traseira de outro. Ao detectar outro veículo ou alterações na luminosidade ao redor do caminhão, o sistema desativa segmentos de LED do farol alto para evitar ofuscamento de outros motoristas.

Ainda na parte de segurança, o piloto automático adaptativo para baixas velocidades mantém a velocidade constante do caminhão. Em descidas, por exemplo, o sistema define uma velocidade máxima que ajuda a evitar acelerações indesejadas durante o percurso ladeira abaixo.

A nova geração conta com sistema capaz de reconhecer a sinalização das rodovias, como placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade, entre outras, que são captadas e exibidas também no painel de instrumentos e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) mais avançado e que funciona em todas as velocidades de zero a 100km/hor.

Outro item que contribui para a segurança é a câmera de ponto cego, que fornece visão lateral complementar por meio de imagens projetadas no display secundário do painel de instrumentos. Esse recurso ajuda o carreteiro a visualizar o ponto cego ao lado da cabine, onde os retrovisores não mostram.

Na nova geração, o sistema de freio controlado eletronicamente EBS, que avisa risco de colisão, com freio de emergência e controle eletrônico de estabilidade, passou a ser item de série.

Equipado com motor a diesel Euro 6, em certos mercados da Europa o FH será disponível com motor a GNL, que causa menor impacto ambiental em até 20% menos de CO2 que o propulsor alimentado por diesel.  O modelo é oferecido também com transmissão de embreagem dupla I-Shift, que permite engates de marchas muito mais rápidos e imperceptíveis.

TORRE MÓVEL COM 4 CAMINHÕES

Lançamento Volov Europa

Rodado no final de 2019, em um campo de testes nos arredores da cidade natal da montadora, Gotemburgo, na Suécia, a Volvo formou uma torre de caminhões um dia antes do lançamento da nova gama de serviços da marca na Europa.

Os quatro caminhões sobrepostos foi uma abordagem diferente e inédita que a empresa escolheu ao renovar sua linha de caminhão na Europa. Segundo Volvo, tanto a torre do caminhão quanto a maioria dos efeitos visuais são reais, incluindo a fumaça e as luzes, reveladas por um filme dos bastidores.

Quando o filme atinge seu ponto alto, com efeitos de fumaça e iluminação, é possível identificar que o homem de pé no topo da torre de caminhões é o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, que comandou a Volvo do Brasil e da América do Sul até recentemente e fez várias incursões pelas estradas do País falando com motoristas de caminhão.

A projeção e construção da torre, de um modo que garantisse que era seguro dirigir, demorou cerca de um mês. Além de o caminhão de baixo (um Volvo FMX) ter de suportar o peso dos outros, a demonstração exigia velocidade e curso constantes, o que segundo a montadora, foram realizados pela tecnologia Dynamic Steering mais a participação de um motorista qualificado, além de parte de engenheiros da companhia.

A Volvo Trucks detalhou que o filme é ambientado na calada da noite e começa mostrando a torre do caminhão como um enorme monólito brilhando à distância. À medida que avança, é possível ver lobos em primeiro plano e também o motorista de Volvo FMX.