Principal feira da América Latina voltada ao agronegócio, a Agrishow é uma vitrine também para as fabricantes de caminhões e de demais veículos comerciais para o transporte. A edição desse ano realizada de 01 a 05 de maio em Ribeirão Preto/SP, contou a participação de grandes montadoras de caminhões, ônibus e fabricantes de picapes e automóveis de passeio.

Arocs 6×4 é uma das novidades da Mercedes-Benz na Feira. O modelo substitui o Axor em aplicações fora de estrada na cana e madeira

O interesse pelo setor do agronegócio é justificado pela oportunidade de apresentação de diversos tipos de veículos, serviços pós-vendas e soluções financeiras entre outras iniciativas. Boa parte das novidades apresentadas pelas montadoras são caminhões off road para o trabalho no campo e modelos rodoviários para o transporte de safras, bem como de veículos de apoio em áreas de plantio e colheitas.

Na Agrishow desse ano, a 28ª edição da Feira, a Mercedes-Benz apresentou vários veículos para o setor,. Um dos destaques é o cavalo mecânico Arocs 3351 6×4 off-road produzido a partir do mês de março desse ano. Ainda sobre o modelo, a fabricante tem uma novidade em parceria com a empresa de tecnologia no campo Grunner. 

O novo Arocs 6×4, produzido nas versões 3351, 4151 e 3353 plataforma, basculante e cavalo mecânico, é o sucessor do Mercedes-Benz Axor principalmente nos segmentos canavieiro e madeireiro.

Atego 2730 opera como caminhão de apoio em atividades do agro

O Axor, por sua vez, embora não seja mais fabricado para o mercado brasileiro, a plataforma da versão 3131 continua a ser disponibilizada para a Grunner. O modelo recebe um pacote de tecnologia para operar como caminhão autônomo inteligente na colheita de cana e também em outras aplicações na atividade do plantio e colheita de cana.

A expectativa da Mercedes-Benz em relação à parceria com a empresa de tecnologia no campo é de superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil até o final de 2023. Esse total inclui o modelo Arocs 10×4 tranformado para outra aplicação no campo. O modelo está preparado para o transporte de até 30 toneladas de calcário e aplicação na plantação de soja.

O CEO da Grunner, Denis Arroyo, explicou que  Arios 10×4 será utilizado na lavoura para a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos. Acrescentou que um sistema de abafador possibilita o uso com uniformidade, sem espalhar os produtos, mesmo em dias com ventos fortes.

Protótipo do Mercedes-Benz Arocs autônomo para aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos na lavoura

O veículo ultiliza pneus flutuantes, bitola de 3 metros e 5º eixo direcional. O nível de automação é o 2, com motorista na cabine. Arroyo lembrou que a presença do operador  atende a exigência da lei. A expectativa é alta em relação ao veículo, pois segundo o executivo já há lista de espera para o 10×4.

Outra novidade da Mercedes-Benz é o rodoviário Actros 2653 6×4 com Pacote Robustez. A customização é feita dentro da própria fábrica e abrange mudanças no para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo. Trata-se de um kit que pode ser retirado no momento da venda do veículo.

“Isso resulta em maior robustez e resistência aos impactos das irregularidades das vias, preservando o veículo e a carga’, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Durante o evento, a empresa destacou também os serviços dedicados para clientes do agronegócio.

De acordo com o Diretor de Peças e Serviços ao Cliente Mercedes-Benz, Silvio Renan, as tecnologia para proporcionar maior produtividade do caminhão já estão presentes no campo, pois atualmente a maioria das usinas já trabalham com telemetria, planos de manutenção, peças genuinas etc. Renan destacou que o Arocs 6×4 off road também passou a contar com Mercedes-Benz Up Time, opção até então disponível apenas para o Actros.

DAF XF OFF ROAD

Outra novidade destinada ao agro é o caminhão pesado DAF XF 6×4, agora também na versão off road. O modelo é disponibilizado com motor PACCAR MX-13 de 13 litros nas potênias de 480cv e 530cv. Entre outros detalhes técnicos, como o chassi reforçado, o novo veículo foi desenvolvido com base no DAF CF disponibilizado há anos para operações fora de estrada como o transporte cana e madeira.

DAF XF com motor nas potências de 480cv e 530cv são as principais novidades da montadora Agrishow 2023

O XF off road foi desenvolvido para tracionar composição de 11 eixos com conjunto de até 91 toneladas de PBTC. Para isso seu trem de força conta com motor de 530cv e 2.500/2.600 Nm de torque. Na versão de 480cv o torque é 2.350/2.500Nm.

Já as relações de  diferenciais são 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 e 6,18:1 e eixos com redução nos cubos. A capacidade máxima de tração de ambos produtos é de 125 toneladas e o freio motor de três estágios gera 490cv. É o o mesmo que já equipa o cavalo mecânico rodoviário. 

A transmissão dos novos DAF XF off road é a ZF Traxon automatizada de 12 velocidades, com a última overdrive. O módulo dessa caixa é integrado ao Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP), sistema que faz leitura do relevo nos dois quilômetros adiante, ajusta o torque e a transmissão para uma maior economia de combustível.

A Paccar Parts participa da Feira com sua gama de peças genuínas específicas para caminhões da marca e a linha de acessórios como Saia Lateral, Kit Hidráulico, Multimídia, Rádios, Defletores, Rodas de Alumínio e Spoiler Dianteiro etc. Os itens estarão disponíveis nas Cabines Space, Super Space e nas aplicações Cegonheiro sem teto.

NOVOS VW CONSTELLATION 6X4

Os modelos 33.480 e o 32.380, ambos com tração 6×4, são os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Agrishow. Os veículos saem de fábrica equipados de série com transmissão automatizada, para-choque metálico com proteção nos faróis, volante multifuncional e banco do motorista com cinto integrado e revestimento em couro sintético.

Os modelos 33.480 e o 32.380, ambos 6×4 para operações fora de estrada são soluções da Volkswagen para o agronegócio

Outro caminhão da marca em destaque é o Constellation 31.280 8×4 com autonomia de nível 2. Esse veículo é destinado a atuar na colheita de cana com tecnologia que programa a rota com e precisão para não pisotear nos brotos. Em breve, 20 unidades adquidiras pelo Grupo Vamos entrarão em operação. A montadora levou também para o evento o Delivery 11.180 4×4 com PBT para 10.800 kg e o Meteor 29.530.

VW Constellation 31.180 8×4 autônomo tem 20 unidades vendidas e previsão de iniciar operação em breve na colheita de cana 

Segundo o vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO, Ricardo Alouche, o segmento do agronegócio representa uma fatia relevante das vendas da montadora. Sobre o mercado geral de caminhões, o executivo acredita que o segundo semestre de 2023 será melhor que o primeiro.

TRANSIT CHASSI-CABINE

Entre as novidades da Ford, um dos maiores destaques na Agrishow é a versão chassi-cabine da Transit. Essa opção, com rodado duplo, está prevista para ser comercializada no Brasil ainda esse ano e quando estiver disponível para venda completará a linha linha Transit no País.

Transit chassi-cabine com rodado duplo foi apresentado pela Ford. O veículo está previsto para o segundo semestre no mercado brasileiro 

O chassi cabine apresentado tem rodado traseiro duplo e PBT de 4.700kg, dos quais 2.400 são de carga líquida. Suas quatro principais aplicações são para operar como guincho, baú, carga-seca e carga refrigerada. Sua chegada ao mercado brasileiro está prevista para o segundo semestre desse ano e somente com transmissão mecânica. A Ford levou também para o evento as versoes Furgão e Minibus da Transit.

Outra grande atração da Ford nessa edição da Agrishow é a picape Ranger da nova geração, equipada com motor 3.0 diesel V6. Trata-se da primeira exibição pública do veículo. Outros modelos da marca em exposição no evento são a picape Maverick e a F-150 recém lançada no Brasil.

S-WAY A GÁS E BUS RURAL

 A Iveco mostra na Agrishow 2023  sua gama de veículos para o transporte de produtos do agronegócio do campo à mesa, bem como e reforçar seu programa Brasil Natural Power com a exposição do S-Way GNV com motor de 460cv.

S-Way a GNV e biometano é a alternativa da Iveco para caminhões pesados movidos a combustíveis alternativos

O modelo movido a gás natural e biometano completa a linha S-Way formada atualmente pelas versões a diesel de 480 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). A capacidade volumétrica do tanque de gás é para 240m³; e sua chegada ao mercado brasileiro está prevista para o último trimestre de 2023.

Modelos da linha Tector e o Bus Rural 15-210 são sprodutos apresentados pela Iveco para o agronegócio

Assim como os demais modelos da família S-Way, a versão a gás trará os sistemas de conectividade, telemetria e gestão de frota por meio do Iveco On. De acordo com o presiedente da companhia para a America Latina, Márcio Querichelli, somente na apresentação da linha S-Way durante a Fenatran, no final de 2022, o modelo atingiu mais de 1.000 pedido de compra.

O diretor Comercial da Iveco, Carlos Tavares, destacou que o S-Way é um caminhão altamente tecnológico e robusto. Foi projetado para atender com excelência as crescentes demandas do agronegócio, setor apontado por ele como o motor da economiabrasileira. Outros produtos da marca em exposição são veíulos da linha Tector e Daily  em suas diferentes versões.

Outro destaque da Iveco  na Agrishowé o Bus Rural, considerado pela montadora como uma das grandes novidades da Agrishow. Montado sobre o chassi 15-210, modelo da marca consagrado pela robustez e potência. O veículo pode tanto atender ao transporte de trabalhadores rurais quanto a se tornar uma base de trabalho avançada no campo.

Nessa condição, a capacidade para 8 passageiros e sem necesidade de adaptações. Segundo a Iveco, o produto é o único no mercado e permite a empresas de ônibus, locação, fazendeiros e indústrias rurais maximizarem seus resultados com melhores TCOs.

Daily chassi-cabine com rodado duplo para distribuição urbana de produtos do agro e transporte de curtas distâncias 

Com maior altura do solo, o Bus Rural 15-210 pode ter 12 metros ou 15 metros de comprimento. Suas dimensões compactas, de 8,78m de comprimento e 2,50 de largura, o tornam mais ágil e fácil de manobrar em espaços restritos, como grandes plantações e florestas.

O chassi é equipado com motor FPT N45 Euro VI, de 4,5 litros e 206 cavalos de potência. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm; a transmissão é a Eaton FSB 5406, manual de seis marchas com escalonamento compatível com a operação rural.

O Bus Rural é entregue ao cliente interligado a um gerador de energia, toldo, mesas e cadeiras dobráveis e pronto para aplicação em atividades rurais, sem necessidade de adaptações. Outro chassi da montadora para o segmento rural é 10-190 R.

SCANIA NA AGRISHOW

A Scania também está participando da Agrishow com os caminhões 500 R Super 6×2, 560 G Super 6×4 XT e 560 R Super 6×4, além dos serviços de locação de caminhões. Fabricio Vieira, Gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que a empresa se mantém e amplia suas soluções para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola.

“Continuamos avançando com a linha XT e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de expôr o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio”, complementou. A Volvo, por sua vez, não participa da Agrishow desse ano.

Scania G 500 XT 6×4 para o transporte de cana de açúcar é um dos produtos da montadora para o setor agrícola

Crédito da foto aérea da feira na capa da matéria: ALBU/Divulgação Agrishow