Para capacitar mecânicos, equipe de pós –vendas e outros profissionais do setor de transporte, o Grupo Volvo disponibiliza no complexo industrial, o CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências). Com  metodologia “Train the Trainer” (Treinar o Instrutor), o objetivo do centro, segundo gerente do CDC de caminhões e ônibus, Karen Wasman, é apoiar o negócio da fabricante por meio da qualificação de pessoas. “Não estamos satisfeitos apenas em oferecer uma grade de treinamentos. Queremos antecipar necessidades de aprendizagem e estar mais próximos dos transportadores de cargas e de passageiros”, declara. Os instrutores têm a função de transmitir o conhecimento sobre novos produtos e serviços e também se certificar de que seja aplicado o melhor aprendizado nas concessionárias.

Nesta metodologia, é possível monitorar os indicadores de performance e o turn over dos técnicos, contribuir com a gestão das pessoas e até avaliar a produtividade das oficinas. Os técnicos recebem uma formação completa, com uma carga horária de cerca de 420 horas, tempo correspondente uma verdadeira especialização. Os cursos de atualização anual envolvem mais 120 horas de treinamento para cada profissional. São oferecidas também capacitações nas áreas comercial (Venda e Pós-venda), de gestão (Liderança, Atendimento, Imagem de Marca, RH) e condução (com foco em Segurança e Economia de Combustível).

CDC Volvo

O centro está instalado em um prédio de 2,6 mil metros quadrados em um terreno de 10 mil m², e é equipado com salas para treinamentos teóricos e práticos, espaços exclusivos para capacitação em simuladores e garagens para aulas práticas e para exposição de veículos. Sete das salas são para treinamento específico em chassis, eletricidade, transmissão e motor. São ministrados desde cursos básicos de mecânica até outros mais sofisticados, como o de diagnóstico avançado de falhas, no qual os alunos têm contato com um caminhão ou chassi de ônibus que sai da fábrica já com falhas estrategicamente criadas. “O CDC aprimora as competências dos técnicos e do pessoal de pós-venda de nossa rede de concessionárias, ao mesmo tempo em que contribui para elevar a qualidade no atendimento e a satisfação do transportador da marca”, complementa Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.