Desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas/MG, o GranClass 150S21 é o novo ônibus da Iveco Bus de 15 toneladas para transporte escolar em zonas rurais. Fruto de parceria com a encarroçadora Mascarello, que desenvolveu a carroceria para o chassi, o modelo chega ao mercado num momento em que a Iveco Bus tem dois importantes motivos para comemorar sua atuação no País: o primeiro deles é o crescimento de 62,4% em 2015, após um ano de operação da no Brasil. Segundo, a empresa ganhou concorrência no final do ano passado para o fornecimento de 1.600 unidades do veículo para o programa “Caminho da Escola”, de um total de seis mil unidades, cuja licitação encontra-se ainda em andamento.

Trata-se de um chassi preparado para operar em estradas de difícil acesso. Por conta disso seu projeto reúne características diferentes de um veículo que roda em perímetros urbanos. Além da suspensão elevada (maior altura do solo) e reforçada, o chassi conta com bloqueio de diferencial (para facilitar a transposição de atoleiros) pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar acesso a lugares acidentados.

Escada facilita ingresso de cadeirante ao interior do ônibus
Escada facilita ingresso de cadeirante ao interior do ônibus

O chassi da Iveco Bus é tracionado um motor N45de 4,5 litros com quatro cilindros em linha, e potência máxima de 206cv, a maior da categoria, conforme destaca a Iveco Bus. O propulsor , produzido pela FPT Industrial, apresenta 720 Nm de torque na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. Ainda em relação ao trem de força, o chassi do 150S21 utiliza caixa de câmbio Eaton FS 5406A, manual de seis marchas com acionamento da alavanca a cabo, conta com escalonamento compatível com as operações rurais.

Outros detalhes técnicos do chassi incluem direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. “Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade”, disse o gerente de marketing de produto da Iveco Bus, Gustavo Serizawa.

O modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas. Nossa prioridade é o conforto e a segurança dos alunos”, acrescentou Serizawa.

_T2A1415

Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass conta também com equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

O novo chassi, que chega para dar continuidade à  expansão da Iveco Bus no setor, segue o conceito do 170S28, o qual já roda em grandes operadoras de transporte de passageiros no Brasil, e que também está apto a atender a demanda escolar em trechos urbanos e rurais. A engenharia da companhia submeteu o novo chassi a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade, durante os quais foram avaliados cerca de 342 componentes.

_T2A1439

Ainda de acordo com o gerente de engenharia da Iveco Bus, o chassi foi testado por aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento. Os testes incluíram além de rodagem na aplicação em zonas rurais, condições de poeira, testes de bloqueio do diferencial e passagem por trechos alagados, entre outros.

O gerente de engenharia da Iveco Bus  explicou que o bloqueio do diferencial – único automático da categoria – é fundamental para vencer atoleiros e a suspensão reforçada e elevada é própria para resistir a torções”, explicou. Atualmente, mais de seis mil unidades da marca estão em circulação por meio do Programa Caminho da Escola.

_T2A1514

A empresa tem unidades de ônibus rodando em vários países, tais Chile, Costa Rica e Colômbia, entre outros. Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus  América Latina afirma que a meta da empresa é continuar crescendo dentro e fora do Brasil e lembra que a marca já conta com mais de seis mil unidades operando no transporte escolar e agora tem a linha de produtos aumentada com a chegada do 150S21. “Além do transporte escolar, o modelo pode ter outras aplicações no campo, como o transporte trabalhadores rurais e para isso já estão sendo incluídas  mudanças no projeto”, finalizou Spinetti (João Geraldo, de Cascavel/PR).

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm

Largura máxima (D) 2.422 mm

Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm

Balanço dianteiro (BD) 1450 mm

Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm

Ângulo de entrada (A) ≥25°

Ângulo de Saída (B) ≥20°

Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg

Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg

Peso Bruto Total 15.000 kg

Tanque com Capacidade de 275 litros

Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv)