O Scania Top Team, competição mundial de mecânicos e técnicos da rede de concessionárias Scania, segue com as inscrições abertas até o próximo dia 11 de abril. Trata-se de um torneio realizado globalmente pela Scania e exclusiva para a rede de concessionárias da marca com objetivos de promover a competência técnica, desenvolver, capacitar, valorizar e reconhecer os profissionais, além de incentivar o trabalho em equipe.
Cada concessionária pode inscrever quantas equipes quiser e cada uma pode ter entre três e cinco profissionais da área de serviços, como mecânicos, eletricistas e consultores. É permitida a participação de um técnico e também de um representante do grupo econômico da rede.
“Vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em grupo”, diz Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições que são fundamentais para a sustentabilidade do negócio Scania no dia a dia. Ou seja, nada foge da realidade diária.
Ainda de acordo com Montanha, o cliente deseja que seu veículo chegue na concessionária e seja atendido de forma precisa, com o diagnóstico certo e numa solução ágil, para que ele volte à operação o mais rápido possível entregando disponibilidade e rentabilidade.
Competição saudável
O executivo acrescenta que o Scania Top Team é uma competição muito saudável entre as equipes técnicas de todo o Brasil. Será uma grande festa de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento do nosso competente corpo técnico da rede”, diz.
Para a montadora, a competição desse ano será especial não somente por ser novamente presencial, mas também porque a Scania comemora em julho 65 anos de Brasil. “Será uma grande festa de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento do nosso competente corpo técnico da rede”, afirma Marcelo Montanha.
Etapas do Torneio
A competição é dividida em cinco etapas, sendo as duas iniciais virtuais. A primeira é o período de inscrições. A segunda será o processo seletivo por meio das provas teóricas. Serão dois momentos, de 18 a 26 de abril e de 27 de abril a 3 de maio, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas. A terceira etapa será a final nacional, dia 11 de junho, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo/SP.
Participam da final nacional as 10 melhores equipes classificadas, independente serem ou não da mesma concessionária. Os critérios de desempate serão maior nota, data de entrega das respostas e rapidez no preenchimento.
A equipe vencedora estará classificada para participar da final regional, com a participação de equipes da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, marcada para 12 de novembro na Argentina. Os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2023.
Na última edição presencial do Scania Top Team, disputada em 2018, a grande final mundial contou com a participação de equipes da Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suíça e Taiwan. A equipe da Nova Zelândia sagrou-se vencedora e levou o troféu mundial.
Histórico do Scania Top Team
O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 contou com 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP).
Em 2012-2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Em 2020/2021, em razão da pandemia não foi realizado o torneio presencial. Por isso, foi criado o Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania.
O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% de todas as sugestões enviadas em todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global.