A Volvo Bus Latin America está equipando 250 ônibus do sistema de transporte público da cidade de Cali, na Colômbia, com seu sistema de gerenciamento de frotas. Os veículos são articulados e padrón da empresa GIT, um dos operadores de transporte da cidade. A venda foi realizada depois de um período de seis meses de demonstração do sistema. De acordo com a fabricante os dados coletados surpreenderam o operador, especialmente pela redução no consumo de combustível. “Nos testes foram detectados hábitos inadequados de condução que comprometiam a eficiência da operação. As informações serviram de base para ações de ajuste de performance e também de prevenção de acidentes”, afirma Fábio Lorençon, gerente de pós-venda da Volvo Bus Colômbia.

O sistema de gerenciamento de frotas da Volvo auxilia os operadores de transporte de passageiros no acompanhamento da operação, contribuindo para decisões que garantam maior eficiência e segurança à operação, e rentabilidade aos negócios.  “O sistema coloca a tecnologia a favor dos negócios dos clientes, pois oferece a eles informações que os ajudam a traçar uma estratégia para a redução dos custos operacionais e, consequentemente, aumentar a rentabilidade dos negócios”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

Os dados oferecem ao transportador visão da operação, por veículo e por motorista. É possível acessar informações como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por exemplo. Além disso, é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, paradas não planejadas e desvios de rotas. O Gerenciamento de Frotas pode ser instalado nos chassis rodoviários e urbanos. São quatro opções que podem ser adquiridas combinadas ou separadamente, de acordo com a necessidade do cliente: relatórios, eventos, posição e perfil de condução.