Com o crescimento do mercado brasileiro de caminhões, a Volvo vai investir R$ 1 bilhão no Brasil no período entre 2020 e 2023. O investimento será destinado ao desenvolvimento de novos produtos e serviços em todas as áreas de atuação da empresa: caminhões, ônibus,   equipamentos de construção, motores e serviços financeiros.

Há um ano, o grupo já havia anunciado investimento de R$ 250 milhões, totalizando, agora, R$ 1,250 bilhão para esses próximos três anos.

Brasil é o segundo maior mercado da marca

De acordo com o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, o mercado, como um todo, vai crescer 15% e, em semipesados, um percentual um pouco maior. No segmento de ônibus, o crescimento deve ser de 10% em urbanos e 15% no rodoviário.

O Brasil é o segundo maior mercado de caminhões para a Volvo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2019, a Volvo recuperou a liderança no segmento de pesados com 14.505 unidades emplacadas, com crescimento de 58%.

O modelo mais vendido da Volvo foi o FH 540 6×4, com 7.135 unidades, mostrando que os transportadores rodoviários estão investindo mais em potências acima de 500 cv.

No segmento de semipesados, com a linha VM, a Volvo emplacou 2.339 caminhões, 55,5% a mais do que em 2018.

Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo, lembra que no período entre 2010 e 2019, a Volvo foi líder em sete anos.