Parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch vai resultar na construção de um avançado Centro de Testes Veiculares no Interior de São Paulo. O objetivo é desenvolver aqui tecnologias para reduzir a distância tecnológica entre o Brasil e outros países e também contribuir para que os produtos aqui fabricados e a indústria automotiva esteja mais competitiva e preparada para os próximos anos

Por João Geraldo

 

Mercedes-Benz e Bosch estão mais juntas do que nunca. As duas empresas alemãs, instaladas há décadas no Brasil (a Mercedes começou a produzir aqui há 63 anos e a Bosch há 65), se uniram para criar um moderno e avançado Centro de Testes Veiculares no no País. A unidade permitirá a realização de ensaios com caminhões, ônibus, comerciais leves, automóveis, motos e máquinas agrícolas.

O Centro de Testes, cujas obras de montagem e instalações terão início no primeiro semestre de 2020, conforme foi anunciado pelas duas empresas, será localizado dentro do Campo de Provas da Mercedes, no município paulista, de Iracemápolis, a cerca de 170 quilômetros da capital do Estado. De um lado a parceria conta com o peso do conhecimento da Robert Bosch em projetos de campos de provas ao redor do mundo; do outro com a infraestrutura e a tecnologia do Campo de Provas da Mercedes-Benz.

O objetivo de ambas as empresas é ampliar a gama de testes veiculares no Brasil e acelerar e trabalhar juntas no desenvolvimento de produtos e tecnologias por meio de uma estrutura similar às existentes em países como Alemanha, EUA, China e Japão. Isso porque muitas tecnologias presentes nos diferentes veículos produzidos no Brasil ainda vem de fora.

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Construção do Centro de Testes foi anunciada pelos presidentes da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer, e da Robert Bosch, Besaliel Botelho. Início das obras está previsto para
o primeiro semestre de 2020

Além de atrasar lançamentos da indústria automotiva aqui instalada, essa carência torna os veículos brasileiros poucos competitivos no mercado externo. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer, destacou a importância do empreendimento citando vantagens como a redução de custos, o aumento da disponibilidade de produtos e também a possibilidade de as tecnologias chegarem de forma rápida aos veículos produzidos no Brasil.

O objetivo, acrescentou o executivo, é trazer a indústria para outro patamar e também uma oferta para toda a indústria brasileira, uma vez que a estrutura poderá ser alugada para utilização por outros fabricantes de veículos, de autopeças e demais empresas do setor automotivo. “Aqui no Brasil poderão ser feitas muitas coisas que hoje vem de fora. Graças ao campo em Iracemápolis, e onde será instalado o centro de testes, foi possível ganhar um ano no lançamento do novo Actros”, concluiu.

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Novas pistas de testes
Atualmente, o campo de provas da Mercedes-Benz conta com 16 pistas, numa extensão total de 12 quilômetros, sendo 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra. Porém, para atender os objetivos propostos, o projeto prevê a construção de mais cinco
pistas adicionais que ocuparão área de 400 mil metros quadrados.
Além disso, a infraestrutura do Centro de Testes inclui boxes de oficina
conjugados a escritórios individualizados, estacionamento para protótipos
confidenciais de veículos em desenvolvimento, além de dependências de apoio como áreas para refeições, apresentações e eventos.

O novo Actros, grande novidade da montadora na Fenatran, é hoje um dos caminhões pesados mais modernos do País, principalmente por ter os espelhos retrovisores externos substituídos por câmeras, entre outros avanços tecnológicos que outros fabricantes não disponibilizam ainda no Brasil.

Tabela

A parceria entre as duas empresas tem como um dos seus objetivo principal tornar a indústria automotiva brasileira mais preparada para as tecnologias que chegarão aos veículos nas próximas décadas. Com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, esse Centro facilitará o desenvolvimento, por exemplo, de veículos equipados com os modernos sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes.

O presidente da Robert Bosch América Latina, Besaliel Botelho, destacou que desde 2016 a empresa já sentia necessidade de investir em uma área onde fosse possível testar e validar sistemas de eficiência energética, de segurança e de assistência ao motorista. Disse que essa necessidade se estende tanto aos sistemas que já estão disponíveis no mercado nacional quanto aqueles que virão por conta do Rota 2030 ou que serão demandados pelas legislações futuras. “Depois de estudar diferentes possibilidades, encontramos na Mercedes-Benz a parceira ideal para esse projeto e juntos construiremos um Centro de Testes Veiculares que beneficiará toda a cadeia automotiva na América Latina”, concluiu o executivo da Bosch