Segundo dados divulgados pela ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – no ano passado, a indústria entregou 88.315 unidades, inferior aos 159.870 produtos em 2014. O Segmento Pesado (Reboques e Semirreboques) registrou queda de 47,51% enquanto o segmento Leve (Carroceria sobre Chassi) teve retração de 43,25%. Para a ANFIR, a queda em 2015 representa um recuo de 11 anos.

Em números absolutos o total emplacado no ano passado é um dos quatro piores resultados do setor, cujas estatísticas são medidas pela ANFIR desde 2004. “O desempenho mais próximo ao apurado em 2015 é o de 2004 portanto recuamos 11 anos”, afirma Alcides Braga, presidente da ANFIR, lembrando que nos anos de 2005 e 2006 o total emplacado também esteve abaixo de 2015. “É a primeira vez desde 2007 que a indústria não ultrapassou a marca de 100 mil produtos emplacados”, informa o presidente.

Previsão 2016

Diante da situação econômica e das regras de financiamento vigentes, a ANFIR acredita que o resultado em 2016 deverá ser semelhante ao apurado no ano passado ou com ligeira queda. “Acreditamos que não deverá ter crescimento porque a economia não dá nenhum sinal de retomada infelizmente”, estima Braga.

O presidente da ANFIR considerou acertada a decisão do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de alterar a participação da entidade nos financiamentos de pequenas, médias e grandes empresas. “A ANFIR defendeu essa medida no final do ano passado porque entendemos que essa é a forma, junto com a utilização da TJLP nos contratos, de dar suporte ao setor sem que haja subsídio”, explica Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR. O BNDES alterou sua participação de 70% para 80% do bem, nos contratos com pequenas e médias empresas e de 50% para 70% nos negócios com grandes empresas.

Os primeiros dois meses de 2016, no entanto, poderão receber reforço de vendas dos negócios gerados na Fenatran. “No evento a ANFIR apurou que aconteceram aproximadamente 5.700 oportunidades de negócios, conceito que reúne vendas e pedidos firmes de aquisições”, diz o presidente da ANFIR. “Se essas vendas forem concluídas deverão ser contabilizadas até fevereiro”, explica.

Mercado em 2015.

No segmento o mercado de Reboques e Semirreboques (Pesados) registrou retração de 47,51%: foram emplacados 29.670 produtos contra 56.529 em 2014. Trata-se do segundo pior resultado da indústria no segmento de Pesados desde 2004.

No setor de Carroceria sobre chassi a retração apurada foi de 43,25%. Ou seja, em 2015 a indústria entregou 58.645 unidades contra 103.341 produtos em 2014, um dos quatro piores desempenhos desde 2004.

Mercado total

2004 – 83.816

2005 – 74.596 (-11%)

2006 – 80.808 (+8,33%)

2007 – 103.069 (+27,55%)

2008 – 131.201 (+27,29%)

2009 – 115.107(-12,27%)

2010 – 170.283 (+47,93%)

2011 – 190.823 (+12,06%)

2012 – 160.414 (-15,94%)

2013 – 177.901 (+10,9%)

2014 – 159.870 (- 10,14%)

2015 – 88.315 (-44,76%)

Obs.: o percentual entre parênteses é a relação do resultado do ano com o imediatamente anterior

Fonte: ANFIR

Reboques e Semirreboques

2004 – 38.163

2005 – 30.035

2006 – 29.012

2007 – 40.209

2008 – 54.486

2009 – 40.509

2010 – 59.215

2011 – 59.441

2012 – 52.543

2013 – 70.105

2014 – 56.529

2015 – 29.670

Fonte: ANFIR

 

Carrocerria sobre chassis

2004 – 45.653

2005 – 44.561

2006 – 51.796

2007 – 62.860

2008 – 76.715

2009 – 74.598

2010 – 111.032

2011 – 131.382

2012 – 107.871

2013 – 107.796

2014 – 103.341

2015 – 58.645