O caminhão conectado já se tornou uma realidade que começou a mudar o transporte rodoviário. Atualmente, mais de 365 mil veículos comerciais do Grupo Daimler (caminhões, vans e ônibus), em todo o mundo, já operam de um modo ou de outro com tecnologia da conectividade, a qual, conforme se prevê, vai mudar totalmente o segmento do transporte rodoviário de cargas nos próximos anos.

Ontem (22 de março), em Dusseldorf (Alemanha), a empresa apresentou a tecnologia empregada num comboio formado por três carretas conduzidas de modo semiautônomo e  se prestando da tecnologia da conectividade. Precedida de apresentações técnicas e palestras, a demonstração foi realizada em rodovias para um grupo com mais de 300 jornalistas de 36 países. A ação da Daimler Trucks é mais um passo em direção ao uso pleno da conectividade no transporte, estratégia com a qual o Grupo Daimler tem previsão de transformar o transporte rodoviário de cargas através da tecnologia digital.

Tela multimidia é um tablet que se destaca do painel e permite que o motorista continue seu trabalho mesmo fora do cabine do caminhão
Comboio que roda conectado já é tecnologia disponível apresentada pelo grupo Daimler, na Alemanha

Desde de 2013, a conectividade está estabelecida pela divisão Daimler Trucks como um ponto da estratégia corporativa, e por conta disso a empresa informou que até 2020  investirá cerca de meio bilhão de Euros na conexão de seus caminhões e na criação de novos serviços e soluções digitais, conforme informou o doutor Wolfgang Bernhard,  membro do board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.

Ele reforça que para a logística de alta performance, informações em tempo reais são essenciais para o negócio. “Nossos caminhões fornecem esses dados, portanto, estamos investindo para conectar nossos veículos com seu ambiente e desenvolver aplicativos novos e específicos”, disse o executivo destacando que isso melhorará o desempenho dos clientes e os ajudará a operar seus negócios de maneira mais segura e ecologicamente correta.

A ação da empresa foi marcada por três carretas operando em comboio e conectados por WiFi, já com aprovação para circular em cidades e rodovias. Esta maneira de utilizar a tecnologia da conectividade traz uma série de vantagens para o transporte, com destaque para a redução do consumo de combustível em 7% e redução no espaço ocupado na rodovia, além de maior segurança no trânsito.

Conectados, os caminhões trafegam com distância controlada e com segurança
Conectados, os caminhões trafegam com distância controlada e com segurança

O sistema, identificado pelo Grupo Daimler como Highway Pilot Connect, interliga os três caminhões de condução autônoma e formam um comboio de aerodinâmica otimizada e totalmente automatizado. Wolfgang Bernhard reforça que a empresa está conectando o veículo com a Internet. O executivo enfatizou que o caminhão é uma máquina que poderia andar 24 horas por dia, mas chega a ficar parado um terço de sua vida útil.

Acrescentou que mesmo quando está totalmente carregado, às vezes fica preso no tráfego e além disso hoje na Europa os motoristas não têm onde estacionar. Em sua opinião, essa é a raiz do problema, e acontece por falta de informação e nisso o caminhão conectado pode ajudar, conforme citou. Ainda de acordo com Bernhard, o resultado é que atualmente se tem apenas 18% de aproveitamento do caminhão e isso poderá ser mudado com a conectividade.

Se tiver algum obstáculo na pista ou outro veículo, o caminhão freia automaticamente
Se tiver algum obstáculo na pista ou outro veículo, o caminhão freia automaticamente

“Vamos tornar o caminhão o principal elemento de dados da rede logística, de um modo que o veículo irá se conectar com todos os envolvidos no transporte: motoristas, programadores, frotistas, oficinas, fabricantes e seguradoras ou autoridades”, explicou. Ainda de acordo com o executivo, todos recebem as informações em tempo real sobre as condições do cavalo-mecânico e do semirreboque, do trânsito e das condições do tempo, disponibilidade de vagas de estacionamento em postos de serviço das estradas, áreas de descanso e muito mais.

A tecnologia da conectividade permite que os caminhões se conectem, via Internet, com o seu meio ambiente, enviando e recebendo informações continuamente, de uma maneira que todos os envolvidos no processo de logística possam utilizar os dados de acordo com suas respectivas necessidades.

Se entra um veículo no meio do comboio, os caminhões, por segurança aumentam a distância entre eles
Se entra um veículo no meio do comboio, os caminhões, por segurança aumentam a distância entre eles

O Dr. Bernhard destaca que no futuro será possível, por exemplo, reduzir os tempos de espera enquanto ocorrem operações de carga e descarga do caminhão, reduzir a burocracia e evitar congestionamentos e também de forma significante as entradas do veículo em oficina através de atualização por download.

O chefe de engenharia da Daimler Trucks, Sven Ennerst, explica que no pelotão  as carretas podem rodar à distância de 15 metros uma da outra. Ele diz que através do Highway Pilot Connect, os caminhões reconhecem os demais veículos em trânsito na estrada, e podem aumentar de forma autônoma (sem o comando dos motoristas) a distância  entre um e outro. Isso ocorre, por exemplo, quando um outro veículos – caminhão ou carro de passeio entra no comboio – ou na aproximação de um trevo na rodovia ou outras situações.

“Quando ocorre de o caminhão não conseguir fazer as manobras, numa uma mudança de faixa, por exemplo, ele solicita a ajuda do motorista”, explica. Ennerst acrescenta que caso um dos motoristas queira sair do comboio basta apenas desacoplar o sistema através de um botão no apinel. “Estamos conectando nossos caminhões autônomos. Este é o primeiro passo”, conclui.

Qualquer caminhão pode sair do comboio a qualquer momento e seguir outra rota’
Qualquer caminhão pode sair do comboio a qualquer momento e seguir outra rota’

Dada à importância desta tecnologia para o futuro do transporte, o presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner, anunciou que em 1º de abril deste ano a Mercedes-Benz estabelecerá a nova unidade Digital Solutions & Services, chefiada pela doutora Daniela Gerd Tom Markotten, profissional com muitos anos de experiência no campo da TI de suporte à telemática de veículos. Esta unidade, que também tem a FleetBoard GmbH como núcleo, dirigirá todas as atividades relativas aos aplicativos digitais para os veículos comerciais Mercedes-Benz – em estreita colaboração com outras divisões da empresa.

A nova divisão tem por missão garantir que o Grupo Daimler se mantenha à frente no desenvolvimento de soluções digitais relacionadas a caminhões conectados. De acordo com o Buchner, os engenheiros estarão conectados com clientes e departamentos de vendas. “Isso é muito importante para nosso futuro. Não é somente uma nova era, mas também uma mudança que vai trazer novas regras”, disse o presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks.

Shaping Future Transportation - Campus Connectivity
Sistema Highway Pilot Connect permite que, em vários momentos da viagem, o caminhão siga de modo autônomo, sem interferência do motorista

O executivo lembra que quando o primeiro iPhone foi introduzido, em novembro de 2007, os clientes da marca já utilizavam o FleetBoard havia sete anos. “Por mais de 15 anos eles já conseguiam controlar suas frotas e administrar com eficiência seus motoristas, tanto dos caminhões Mercedes-Benz, quanto de outros fabricantes”, comentou, acrescentando que ninguém tem mais experiência nesse campo do que a Mercedes-Benz.  a meta é que um mesmo breve os comboio seja formados por caminhões de diferentes marcas e fabricantes.

O escritor, sociólogo e futurólogo Jeremy Rifkin, que esteve presente no evento, destacou que “a Daimler está fornecendo as bases da terceira revolução industrial. Na era da Internet das Coisas, em que todas as ferramentas e maquinário serão equipados com sensores que constantemente fornecem um fluxo de informações em tempo real. Isso mudará fundamentalmente a maneira como fazemos negócios. A “Internet das Coisas” está oferecendo oportunidades completamente novas”, finalizou (Texto:João Geraldo).

DESAFIO DE COMBOIOS

A Daimler Trucks vai participar com o comboio de três caminhões Mercedes-Benz Actros, com Highway Pilot Connect, do Desafio de Comboios de Caminhões de 2016, uma iniciativa da Holanda durante sua atual presidência da União Europeia.

Nesse evento, seis fabricantes europeus de caminhões participam com comboios de caminhões semiautônomos às estradas públicas, cruzando fronteiras de várias cidades europeias para chegar ao destino final, no porto de Roterdam (Holanda), dia 06 de abril. O objetivo geral de todos os participantes, e do governo holandês, é acelerar – de forma conjunta – a introdução de regulamentação harmonizada intra-fronteiras para otimizar os transportes rodoviários eficientes dentro da União Europeia (JG).