A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) escolheu a Goodyear como parceira exclusiva de pneus no Campeonato Europeu de Caminhões durante os próximos três anos. Essa parceria estende a participação da Goodyear nesses eventos, para os quais tem produzido pneus especialmente projetados para corridas desde 2004.

A escolha, segundo a empresa, se deu por conta do comprovado desempenho de seus pneus para competições de caminhão, como foi a corrida de Dakar 2016, a Goodyear recebeu a oferta da FIA para ser a fornecedora exclusiva de pneus no Campeonato Europeu de Caminhões. Na preparação para essa corrida, a Goodyear forneceu apoio e recomendações técnicas para a equipe De Rooy por meio de simulações e testes feitos em conjunto com o grupo de especialistas no Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo, que se concentraram na configuração e no uso correto da calibragem dos pneus para superar as difíceis condições enfrentadas em Dakar.

“Estamos honrados com o fato de a Goodyear ter sido escolhida pela FIA como parceira exclusiva na área de pneus. Em 2016, celebramos nosso 12° ano como fornecedora de pneus especialmente concebidos para corridas do Campeonato Europeu de Caminhões. Essa parceria nos permite demonstrar o alto desempenho de nossos produtos e testar novas tecnologias que, em última análise, beneficiarão nossos padrões para pneus de caminhão”, dsse Benjamin Willot, diretor de marketing de pneus da Goodyear para Europa, Oriente Médio e África.

A renovação dessa parceria para os próximos três anos significa que a Goodyear será parceira do recém-formado ETRA Promotion GmbH (ETRA), o novo promotor do evento. O ETRA tem o ambicioso plano de melhorar e fortalecer a imagem e a percepção pública do campeonato bem como elevar o número de participantes e a cobertura dos meios de comunicação.

Pneus especializados

Durante os próximos três anos, a Goodyear fornecerá pneus especialmente concebidos para corridas de caminhão no tamanho 315/70R22.5 para todas as equipes competindo no evento. Esses pneus são feitos usando uma estrutura semelhante à dos pneus padrão da Goodyear para caminhões. A fim de elevar o desempenho e, principalmente, reduzir o risco de superaquecimento e aumentar a rigidez lateral, a estrutura foi modificada em alguns aspectos, mas é a banda de rodagem que desempenha um papel crucial, atingindo temperaturas muito altas quando o caminhão é submetido a condições para alcançar a tração ideal durante a corrida.

Os pneus da Goodyear para corridas de caminhão contam com uma banda de rodagem com um projeto específico. Essa banda oferece uma excelente tração, tanto em condições de terra seca quanto molhada. Em combinação com um desenho assimétrico característico do ombro e alguns sulcos circulares, os pneus da Goodyear para corridas de caminhão oferecem um desempenho integral, semelhante para todos os pilotos e pistas.

Tecnologia por radiofrequência

Todos os pneus da Goodyear para corridas de caminhão têm RFID (identificação por radiofrequência), que dá a cada pneu uma identidade única usada pelos funcionários da FIA. Essa tecnologia consiste em um microchip inserido no pneu durante a fabricação, que contém dados relacionados ao produto, incluindo um código de identificação único. Isso permite que a FIA monitore cada pneu para garantir que todas as equipes participantes na competição cumpram os regulamentos relacionados com o número e o uso de pneus de corrida.

Confira o programa previsto para o Campeonato Europeu de Caminhões da FIA em 2016:

  • 30 de abril/1º de maio – Red Bull Ring/Spielberg – Áustria
  • 28/29 de maio – Misano – Itália
  • 11/12 de junho – Nogaro – França
  • 2/3 de julho – Nürburgring – Alemanha
  • 27/28 de agosto – Hungaroring – Hungria
  • 3/4 de setembro – Most – República Tcheca
  • 17/18 de setembro – Zolder – Bélgica
  • 1º/2 de outubro– Jarama – Espanha
  • 8/9 de outubro – Le Mans – França