A Mercedes-Benz, que está há 63 anos no Brasil, e a Bosch, que já completou 65, se uniram para criar um moderno centro de testes de veículos no Brasil. Essa parceria vai permitir a realização de ensaios com caminhões, ônibus, comerciais leves, automóveis, motos e máquinas agrícolas.

O centro de testes será construído dentro do campo de provas da montadora, na cidade de Iracemápolis, Interior do Estado de São Paulo e contará com o amplo conhecimento da Bosch em projetos de campos de provas ao redor do mundo. O investimento anunciado é de R$ 70 milhões de reais e as obras terão início no primeiro semestre de 2020. A conclusão está prevista para 2021.

O empreendimento vai ampliar a gama de testes veiculares no Brasil e acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias por meio de uma estrutura similar às existentes em países como Alemanha, EUA, China e Japão.

O presidente da presidente da Robert Bosch América Latina, Besaliel Botelho, afirmou que desde 2016 a empresa sente necessidade de investir em uma área onde fosse possível testar e validar sistemas de eficiência energética, de segurança e de assistência ao motorista.

Ainda de acordo com o executivo, essa necessidade se estende tanto aos sistemas que já estão disponíveis no mercado nacional quanto aqueles que virão por conta do Rota 2030 ou que serão demandados pelas legislações futuras.

“Depois de estudar diferentes possibilidades, encontramos na Mercedes-Benz a parceira ideal para esse projeto e juntos construiremos um Centro de Testes Veiculares que beneficiará toda a cadeia automotiva na América Latina”, afirmou o executivo da Bosch.

Campo de provas 02
Pista do Centro de Testes será construída nas áreas que ainda estão sem asfalto e incluirá Oval de Alta Velocidade, Área de Dinâmica Veicular, Pista de Medição de Frenagem e Pista de Dirigibilidade Pavimentada

A união das duas gigantes alemãs no projeto tem por objetivo principal é tornar a indústria brasileira de veículos mais preparada para as tecnologias que chegarão aos veículos nas próximas décadas.

Muitas tecnologias presentes nos diferentes veículos produzidos no Brasil ainda vem de fora, o que além de atrasar lançamentos da indústria automotiva torna os veículos brasileiros poucos competitivos no mercado externo.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer, disse que a parceria torna as duas empresas cada vez mais preparadas para os veículos do futuro, evidenciando a importância como empresas globais em engenharia e desenvolvimento tecnológico.

Com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, esse Centro facilitará o desenvolvimento, por exemplo, de veículos equipados com os modernos sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes.

Segundo informaram as duas empresas, trata-se de uma iniciativa pioneira no mercado brasileiro e a nova estrutura será oferecida, em forma de aluguel, para utilização por outros fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo.

Porém, neste contexto, serão disponibilizados boxes de oficina de protótipos e escritórios individuais, a fim de assegurar privacidade e confidencialidade para todos os usuários e projetos.

Para isso o projeto contará com boxes de oficina conjugados à escritórios individualizados, estacionamento para protótipos confidenciais de veículos em desenvolvimento, além de outras dependências de apoio, como áreas para refeições, apresentações e eventos.

Para atender os objetivos do centro de testes está prevista a construção de mais cinco pistas que ocuparão área de 400 mil metros quadrados. Atualmente o campo de provas da Mercedes-Benz conta com 16 pistas, numa extensão total de 12 quilômetros: são 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra.

Equipes das duas empresas trabalharão juntas para ter em Iracemápolis uma estrutura idêntica à de outros de seus centros de testes da Bosch instalados na Alemanha, China, Japão e Suécia.

Ainda de acordo com o CEO da Mercedes-Benz, as grandes vantagens do centro de testes são a redução de custos, o aumento da disponibilidade de produtos e também a possibilidade de as tecnologias chegarem de forma rápida aos veículos produzidos no Brasil.

O objetivo é trazer a indústria para outro patamar. É também uma oferta para toda a indústria brasileira”, ao dizer que aqui no Brasil poderão ser feitas muitas coisas que hoje vem de fora. Para finalizar, Schiemer lembrou que graças ao campo de provas da Mercedes-Benz onde será instalado o centro de testes foi possível ganhar um ano no lançamento do novo Actros.

Abaixo os exemplos de ensaios que poderão ser realizados no centro de testes veiculares de Iracemápolis, em Iracemápolis/SP

  Pista de Testes
Exemplos de Avaliações Oval de Alta Velocidade Área de Dinâmica Veicular Pista de Medição de Frenagem Pista de Dirigibilidade

Pavimentada

ESP® X X X X
ABS X X X X
Controle de Tração X X X X
Distância de Frenagem X X X X
Cooling – arrefecimento X      
Retarder X      
Roll Angle   X    
Pneus X   X  
Sistemas de direção X X   X
Emissão de CO2 X      
Eficiência energética X      
Autonomia energética X     X
Vibrações X X   X
Handling – dirigibilidade X X   X
Veículos Autônomos X X   X
ADAS X X   X
AEB city X X    
AEB pedestrian, cyclist X X    
Suspensão X X   X