A Affinia, fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, divulga dicas de manutenção preventiva nos veículos. A empresa também apóia a Campanha Carro 100% – Quem tem chega bem, lançada pela cadeia de reposição automotiva e apoio de órgãos públicos. O objetivo é conscientizar os motoristas que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo e contribui para a melhora da qualidade do ar.
Jair Silva, Supervisor de Serviços da Affinia Automotiva, levantou os principais itens de manutenção e sugere que sejam feitos o mais breve possível por um mecânico, para não ter surpresas na rotina do trânsito diário.
– Dicas
No caso do filtro de ar para veículos de aplicação urbana, a empresa orienta que sua vida útil média é de 10 mil km. Quem viaja para áreas rurais ou praianas, por exemplo, tem a tendência de acelerar a saturação do filtro. A troca é necessária, pois o filtro de ar sujo pode causar aumento do consumo de combustível, perda do rendimento do motor e aumento dos poluentes emitidos pelo sistema de exaustão dos veículos.
O filtro de óleo deve ser trocado a cada 10 mil km, conforme recomendação do fabricante do veículo. Segundo a empresa, existe a falsa idéia de que o filtro de óleo deve ser trocado a cada duas trocas de óleo, mas não é o recomendado, pois pode acarretar diminuição da vida útil do motor.
O filtro de combustível, por sua vez, não há uma data ou quilometragem padrão para troca. O importante é seguir a recomendação de substituição da montadora. Em razão da baixa qualidade de combustíveis, o filtro pode ter o processo de saturação acelerado. Um filtro de combustível saturado pode provocar desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor.
Os veículos fabricados com carburador passaram por um processo de substituição pela injeção eletrônica, que durou de 1989 até 1996, quando os motores com carburador não atendiam as leis de emissões de poluentes vigentes no país. Por ser um sistema antigo, recomenda-se a manutenção de seis em seis meses ou a cada 10 mil km. A limpeza e regulagem adequada evita consumo excessivo, perda de desempenho, aumento da emissão de poluentes e paradas de funcionamento do motor. A troca é necessária quando o carburador apresenta problemas mecânicos de acionamento ou, no caso de carros a álcool, corrosão.
A bomba d\’água não existe substituição preventiva, mas recomenda-se manter a proporção adequada de aditivo e substituir todo o líquido uma vez por ano. As causas mais comuns de danos na bomba d\’água são aquelas que comprometem a vedação do selo mecânico, desgaste por tempo de uso ou falta de manutenção no sistema de arrefecimento.
Para o amortecedor, a recomendação é que a troca preventiva seja feita a cada 40 mil km, juntamente com a substituição de coxins e batentes. Amortecedores de veículos que operam fora de estrada, sofrerão uma redução da vida útil.
No caso de discos e pastilhas de freio, o ideal é trocar respeitando a sugestão de substituição da montadora. Na pior das hipóteses, pode-se fazer só a troca das pastilhas de freio e a retífica do disco, se a espessura mínima permitir.