A divisão de rodas forjadas de alumínio Alcoa pretende ampliar sua participação em 25% na América do Sul até 2010 e divulga que sua área já consolidou acordos de distribuição no Brasil passa a expandir negócios para o Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru. A fabricante explica que seu crescimento no País está ancorado principalmente no desempenho da agricultura e nos canais de distribuição.
Para Eduardo Lacerda, superintendente da Divisão de Rodas na América do Sul, o mercado está cada vez mais atento e tomando conhecimento dos benefícios das rodas forjadas de alumínio Alcoa. \”O uso do alumínio no transporte é uma solução sustentável e bastante utilizada pela indústria automotiva. Além da beleza e do design inovador que proporciona, o produto é 100% reciclável\”, diz.
A empresa ressalta que o menor peso das rodas forjadas de alumínio possibilita aumento da carga a ser transportada, permitindo economia de combustível, além dos demais itens que compõem o sistema rodante. Outras características são o menor custo de manutenção dessas rodas, aumento da vida útil dos pneus e maior segurança dos usuários e da carga.
O Instituto Internacional do Alumínio, com sede em Londres, divulgou recentemente que a aplicação alumínio em carros, fabricados em 2006, levará a uma economia global de aproximadamente 140 milhões de toneladas na emissão de gás CO2, que provoca o efeito estufa e a uma redução de energia da ordem de 60 bilhões de litros de óleo cru sobre o ciclo de vida desses veículos. Isso é resultado da diminuição de peso nos veículos, obtida por meio da aplicação do alumínio pelos fabricantes mundiais de automóveis.