Para incentivar os motoristas a participarem do projeto \”Operação Inverno\” – ação realizada entre junho e setembro para reduzir as emissões de poluentes de veículos a diesel – o governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial alteração da lei nº 997-76, que prevê a redução em 90% do valor da multa aplicada em veículos diesel em desconformidade pela Cetesb, que é de 60 UFESPs, ou cerca de R$ 853,80.

Para obter essa redução, o proprietário do veículo quando é multado deverá comprovar com nota fiscal e Relatório Técnico de Manutenção fornecido por mais de 100 oficinas credenciadas no PMMVD – Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel, coordenado pela Cetesb e SINDIREPA-SP (Sindicato da reparação), implantado há 10 anos.

Testes realizados recentemente em 140 caminhões comprovaram que a substituição do filtro de ar é capaz de reduzir em 40% as emissões de poluentes. \”O filtro de ar é um componente fundamental para proteger o motor das impurezas absorvidas pelo ambiente externo. Quando a peça está saturada de sujeira impede a passagem de ar para motor, gerando maior esforço e aumento de consumo de combustível para atingir o mesmo desempenho de quando a peça apresenta boas condições de uso\”, explica o diretor técnico do SINDIREPA-SP, Antonio Gaspar de Oliveira.