580A Ford Brasil produziu seu primeiro veículo nacional, um caminhão F-600, em 26 de agosto de 1957, com índice de nacionalização de 40%. O modelo saiu da linha de montagem da antiga fábrica no bairro do Ipiranga, na capital paulista, época em que os veículos eram montados no Brasil com peças importadas dos Estados Unidos.

A marca registra bons resultados no País com avanço na participação de mercado, investimentos em novos produtos, fortalecimento da rede de distribuição e aprimoramento do atendimento pós-venda. No primeiro semestre deste ano, as vendas de caminhões Ford cresceram 38,9% em comparação ao mesmo período de 2006. Segundo dados do Renavam, as 10.643 unidades comercializadas no varejo fizeram a sua participação no mercado aumentar de 19,4% para 20,6%.

O Ford F-600 nacional tinha motor V8 de 4,5 litros a gasolina, com 161 cv de potência e capacidade de carga de 6,5 toneladas. Seu primeiro desafio foi uma viagem histórica até Caruaru, em Pernambuco, enfrentando mais de 1.500 km de estradas, sendo 1.100 km não pavimentados. O sucesso nessa empreitada contribuiu para firmar o conceito de resistência, durabilidade e economia que se incorporou à tradição dos caminhões da marca.

Em 2005, chegaram os Cargo com motor eletrônico, como o leve C-815e e os médios C-1317e, C-1517e e C-5811717e. Em seguida, vieram o médio C-1722e; os trucados C-2422e e C-2428e MaxTruck, 6×2; os traçados C-2622e, C-2628e, C-2632e, C-2932e e C-5032e, com tração 6×4; e o cavalo-mecânico C-4432e. O F-4000 e o F-350 também ganharam novo motor mecânico, adequado à norma de emissões Euro III.

Em 2006, foi inaugurado o Mod Center, o único centro de modificação de caminhões do Brasil a funcionar dentro da fábrica, para a produção de veículos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes. Em 2007, a área foi ampliada, em parceria com a Randon, e passou a oferecer mais de 20 itens de customização. Nesse mesmo ano, a linha Cargo foi ampliada com dois novos modelos: o leve C-712, com motor mecânico emissionado e capacidade de 7.700 kg, e o cavalo-mecânico C-4532e, como motor eletrônico e capacidade de tração de 45.150 kg.