A Mercedes-Benz iniciou a comercialização dos caminhões extrapesados Axor e Actros 6×2 e 6×4 versão “Estradeiro” (com eixos sem redução nos cubos) e freio tambor como item de série. A maior abrangência de aplicação desse item no lugar do freio a disco é resultado do conceito ECONFORT (Economia + Conforto + Força/Desempenho). O diretor de vendas e marketing de caminhões, Gilson Mansur, explica que o freio tambor é indicado para operações mistas, nas quais o caminhão roda tanto em rodovias asfaltadas quanto em estradas de terra, bem como nas condições de intensa presença de poeira ou cascalho, como por exemplo, nas operações da safra em Estados produtores de grãos, como Mato Grosso, que esse ano deverá colher 50 milhões de toneladas de grãos, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, a empresa continua contando com a versão a disco. Os modelos Axor 2536, 2541 e 2544 LS 6×2 (com suspensão pneumática) com configuração de entre-eixos 3600 mm, receberão o freio a tambor a partir de fevereiro.