Autoridades da Argentina definiram medidas para diminuir o número de furtos, roubo de cargas e outros atos de violência contra motoristas que passam pelo país. As decisões foram tomadas durante o encontro de transportadores internacionais, realizado em Buenos Aires. Já em fevereiro de 2007, os caminhões que viajarem ao Chile, receberão, em Paso de los Libres (Argentina), um lacre eletrônico que permitirá o monitoramento do veículo, durante o itinerário, via satélite.
No decorrer do próximo ano, os caminhões com destino a Buenos Aires e principais pólos argentinos também receberão o instrumento. Ainda está em pauta a criação de um departamento de polícia especializado no delito que tem preocupado motoristas e transportadoras. As lideranças do setor deverão estar em Brasília em fevereiro para tratar desta e outras matérias referentes ao transporte internacional de cargas.
A ação denominada Segurança em Trânsito Aduaneiro, que está sendo implantada na Argentina, é vinculada à Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip). Segundo José Elder Machado da Silva, gerente-executivo da ABTI (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais), a preocupação da entidade é que, com o novo sistema, os transportadores brasileiros terão mais um ônus agregado ao valor do frete.