Na última semana, a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) iniciou uma fiscalização rigorosa de caminhões que trabalham na descarga de granéis sólidos em Paranaguá. Desde então, todos os veículos que deixam a área primária do cais carregados com fertilizantes e que estiverem sujos ou com avaria na carroceria, causando vazamentos, serão impedidos de realizar novos carregamentos.
A fiscalização será realizada pela Guarda Portuária da Appa e tem por objetivo forçar operadores portuários, donos de caminhões e cooperativas a manterem seus caminhões em perfeitas condições de tráfego, evitando vazamentos que causem sujeira pela cidade.
Airton Vidal Maron, superintendente da Appa, explica que os caminhões que estiverem vazando não serão multados. Entretanto, serão impedidos de realizar novos carregamentos, podendo prejudicar a produtividade da operação e causando prejuízo para o dono do caminhão que será impedido de trabalhar. Para voltar a operar, as imperfeições na carroceria precisam ser restauradas. “Nós e a Prefeitura de Paranaguá temos somado esforços para garantir a limpeza das vias da cidade. Operadores, carreteiros e cooperativas também precisam contribuir neste processo para manter a cidade limpa”, disse.
A Appa instalou ainda jatos de ar na saída de cada berço que opera com carga de fertilizantes. Cada motorista, após o carregamento do caminhão, deve passar o jato de ar para eliminar eventuais sobras e impedir que estes acúmulos vazem ao longo das ruas.

Fonte: Correio do Litoral