1292Uma nova marca chinesa de caminhões acaba de anunciar que irá comercializar seus modelos em território brasileiro. Trata-se da Shacman, que divulgou ontem à tarde (16/06), que a empresa Metro Shacman será a responsável pela importação e distribuição de seus veículos pesados no Brasil e em outros países do Mercosul.
Fabricados pela Shaanxi Heavy Duty Automobile, os modelos da marca agregam tecnologia europeia e norte-americana. Conforme informações divulgadas, os caminhões que serão trazidos para o mercado nacional possuem configuração 4X2 e 6X4, equipados com eixos MAN com redução dos cubos e motorização de 385 e 420 cavalos de potencia, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail. Além disso, possui caixas de transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou as Fast, de 16 velocidades, ambas com over drive.
João Comelli, diretor de produto da empresa, explica que “no Brasil, os caminhões Shacman terão configurações especialmente desenhadas para a realidade do mercado”. Segundo ele, “trata-se de um caminhão brasileiro montado na China e que atenderá plenamente as expectativas e necessidades dos transportadores brasileiros”.
Segundo a empresa, as primeiras unidades devem desembarcar no País nas próximas semanas. O processo de homologação pelos órgãos certificadores brasileiros já está sendo realizado. O lançamento oficial da nova marca acontecerá em outubro, em São Paulo, durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte).