Quinze carros tipo fórmula, projetados e construídos por cerca de 250 estudantes de engenharia de cinco Estados brasileiros, além de Brasília/DF e da Venezuela irão agitar a cidade de Americana/SP, entre sexta-feira e domingo (9 a 11), quando será realizada a 4ª Competição Fórmula SAE Brasil-Petrobras, no Campo de Provas da Goodyear, localizado no km 128 da rodovia Anhanguera. A competição será aberta ao público a partir de sábado.

Dos 15 carros, seis foram construídos no Centro Universitário da FEI, Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Paulista (Unip) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão três dias de avaliações técnicas, feitas por especialistas da indústria da mobilidade.

Na competição Fórmula SAE os veículos são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores de 4-tempos têm capacidade máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer ao regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada também nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.