O 16º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, terá sessão especial de artigos técnicos específicos sobre o setor ferroviário em que especialistas mostrarão como as tecnologias futuras poderão ser aplicadas no trem e na ferrovia.

Serão três papers, com apresentações dia 30, a partir das 10h30. O primeiro trabalho é intitulado \’Ensaio de Tenacidade à Fratura em Rodas Ferroviárias\’, e mostra a evolução do processo de fabricação de rodas, que teve de se adaptar para atingir os requisitos dos ensaios de tenacidade, além de trazer os resultados obtidos em rodas forjadas fabricadas para New York City Transit, New Jersey Transit, Companhia Vale do Rio Doce e outras.  O segundo é  Sistemas de tração para veículos ferroviários de passageiros – tecnologia Diesel Hidráulica – uma alternativa para o mercado Brasileiro, e apresenta as vantagens do sistema de tração diesel hidráulico (DH) em comparação com outros sistemas, como o elétrico e o diesel elétrico (DE). O terceiro tem como tema Eixo Ferroviário Tubular e se refere ao desenvolvimento do projeto de eixo ferroviário tubular, para ser aplicado em vagões de carga como alternativa de baixo peso em relação ao eixo convencional maciço. Segundo o autor, a redução de 5% da tara de um vagão de carga possibilita o aumento da carga útil em cerca de 1%, sem aumento da carga total sobre a via férrea, com redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes por tonelada útil transportada.

O Congresso SAE BRASIL 2007 contará com 20 fóruns de debates, organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio, além apresentação de 190 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia. Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America.