A Scania orienta que seu Contrato de Reparo e Manutenção (R&M) é destinado para manter os caminhões em condições de uso e, com isso, aumentar a rentabilidade do transportador. O contrato também colabora com o trânsito, pois a falta de manutenção em parte dos 1,6 milhão de caminhões que compõem a frota brasileira prejudica o fluxo de veículos. Além disso, um caminhão sem conservação significa maior possibilidade de quebra, além do aumento na emissão de poluentes na atmosfera.
A empresa orienta que ao optar pelo Contrato de Reparo e Manutenção, o cliente encontra na rede da marca um centro de excelência de serviços, preparado para deixar o veículo trabalhando o tempo todo. O R&M permite que o cliente pague um valor fixo por quilômetro rodado, cobrindo todas as despesas de reparos durante a vigência do contrato.
Os valores do contrato são definidos de acordo com alguns critérios, como a aplicação do caminhão, o tipo de carga transportada, o ambiente em que é utilizado no dia-a-dia e o perfil de condução do veículo. Outra vantagem do R&M é que ele representa uma economia de 15% nos custos de manutenção do veículo em comparação aos mesmos serviços executados fora do contrato.