A Controlsat, empresa do setor de monitoramento e rastreamento de veículos, irá participar da 5ª edição da Feitrans (Feira de Negócios, Tecnologia e Logística do Transporte), entre 19 e 21 de julho, em Ribeirão Preto/SP. O evento tem por objetivo proporcionar aos profissionais da área uma maior proximidade com novas tecnologias, os mais recentes lançamentos da indústria, integrar informações, reciclar profissionais e ampliar os negócios das empresas do setor.

Durante a mostra, a Controlsat irá expor os sistemas de rastreamento ControlCell 4000 e o Controlcell Flex. Entre as novidades apresentadas está o rastreador móvel, que pode ser instalado dentro da própria carga dos caminhões ou em outros objetos menores.

O ControlCell 4000 é destinado a pequenas frotas, veículos leves e de passeio, e combina equipamentos eletrônicos de alta tecnologia. Possui cobertura nacional e a possibilidade do próprio usuário acompanhar o posicionamento de seus veículos, simultaneamente, 24 horas por dia via internet, e até bloqueá-lo caso haja necessidade. O sistema utiliza a tecnologia GPS (Global Positioning System) para o posicionamento do veículo e a tecnologia celular GSM/GPRS (Global System for Mobile Communications/General Packet Radio Service) para a comunicação. Em caso de violação, o sistema integrado ao alarme do veículo envia uma mensagem imediatamente para o celular do proprietário.

O Controlcell Flex é voltado para frotas, transporte de cargas e gerenciamento logístico e traz como novidade o sistema via satélite plug-in. O cliente adquire o equipamento com o sistema GSM celular e de acordo com a necessidade de cada uma das rotas pode optar pela utilização do módulo satelital. A cobertura abrange toda a América Latina e o posicionamento do veículo pode ser dado a cada dois minutos. O equipamento contempla dois tipos de comunicação, priorizando o sinal via GSM pela rapidez de comunicação e menor custo. Caso seja necessário realizar a conexão via satélite, é necessário conectar a antena para que o motorista tenha uma permanente interação com a central de monitoramento, por meio do sistema Inmarsat. A comutação da comunicação GSM para via satélite é feita automaticamente. O sistema de rastreamento da Controlsat monitora várias funções do caminhão, como as portas (abertas ou fechadas) do motorista e passageiro, porta do baú, sensores de engate e desengate, bloqueador de combustível ou eletrônico.