Nesta terça-feira (16/10), a Cummins e a Hyundai Heavy Industries anunciaram uma parceria para a fabricação de motores diesel de médio porte, com potências que variam entre 150 cv e 300 cv (112-224 kW).

A parceria é válida para o mercado coreano e os motores serão aplicados em uma vasta gama de produtos Hyundai voltados aos segmentos de construção e equipamentos industriais. A operação da joint venture HCEC será na cidade de Daegu, na Coreia, com início de fabricação de motores previsto para 2014. Anova unidade terá uma capacidade local para produzir mais 50 mil motores anualmente.

A nova companhia fornecerá motores de 5,9 litros a 8,9 litros para escavadeiras e equipamentos industriais. De acordo com as empresas, o conjunto de motores irá alavancar os equipamentos Hyundai em mercados como a Rússia, o Oriente Médio, África e Sudeste Asiático.

A operação HCEC será equipada com uma linha de produção e seguirá as  práticas comuns utilizadas pela Cummins Inc. de instalações para  fabricação de motores de médio porte, o que garantirá os padrões de produção na nova fábrica.

O lançamento da joint venture Hyundai Cummins Engine Company (HCEC) ocorreu em Ulsan, na Coreia do Sul, com um cerimonial e assinatura do acordo realizado por Byeong-Ku Choe, chefe de operação e presidente da Divisão de Equipamentos de Construção da Hyundai e Rich Freeland,  presidente e vice-presidente da Divisão de Motores da Cummins Inc.