No início deste mês, a Veloce Logística recebeu o X Prêmio Abralog de Logística, na categoria Logística Aplicada à Sustentabilidade. O case “Logística Sustentável: Os caminhos da Veloce para transportar mais poluindo menos” foi escolhido por uma comissão formada por professores da USP, FGV e Universidade Federal de São Carlos.

O reconhecimento se deve ao SGS (Sistema de Gestão de Sustentabilidade) que proporcionou a redução em 19% das emissões de gases de efeito estufa em 2011, mesmo com um crescimento de 15% na receita bruta e de quase 33% em suas operações (volume transportado por quilômetros percorridos).

“Apesar de sua dimensão continental, o Brasil conta com uma matriz de transportes majoritariamente rodoviária. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os caminhões respondem por 34% das emissões de CO2 entre todos os veículos. Este modal apresenta menor capacidade de carga e maior consumo energético por quilômetro em relação ao ferroviário, hidroviário ou marítimo. Entretanto, como estes ainda não contam com estruturas abrangentes ou serviços regulares, é imprescindível desenvolver soluções que reduzam os impactos ambientais do transporte rodoviário”, destaca Paulo Guedes, presidente da Veloce.

Entre as iniciativas que fizeram a Veloce reduzir suas emissões mesmo transportando mais estão: implantação de software de roteirização de viagens, diminuindo distâncias percorridas e o consumo de combustível; criação de carretas com 15,4 metros de cumprimento, aumentando o volume transportado por quilômetro rodado; redução da idade média da frota de caminhões (nas operações nacionais, de 11,3 anos em 2010 para 9,1 anos em 2011 e 8,3 anos em 2012 e nas operações internacionais, de 3,8 anos para 3,2 anos entre 2010 e 2011), reduzindo a emissão de poluentes; programas de treinamento e conscientização para as transportadoras terceirizadas, estimulando práticas sustentáveis, como direção econômica e manutenção e renovação da frota; entre outras.