Com o objetivo disponibilizar às frotas uma solução para atender as metas de redução de emissões e sustentabilidade, a Cummins e a Plus (empresa especializada no fornecimento de tecnologia autônoma),se uniram para desenvolver os primeiros caminhões autônomos com supervisão do motorista e movidos a gás natural.

Nesta parceria, a Cummins contribuirá com sua experiência em engenharia e um conjunto de recursos avançados para integrar perfeitamente seu trem de força a gás natural com o sistema de direção autônomo supervisionado da Plus, o PlusDrive. A iniciativa prevê que os caminhões comecem a ser introduzidos no mercado  em 2022.

“A integração de motores movidos a gás natural Cummins aos caminhões autônomos supervisionados (com o motorista na cabine)  permite um novo tipo de solução de transporte e oferece aos clientes opções ainda maiores para cumprir suas metas de emissões”, destacou J. Michael Taylor, gerente geral de Integração Global de Powertrain da Cummins Inc.

A Cummins, por sua vez, informou que os motores a gás natural comprimido Near Zero, por ela produzidos, são certificados e emitem 90% menos emissões de NOx do que o padrão norte-americano exigido atualmente pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a Cummins, movidos pelo seu trem força e integrados ao sistema de direção autônoma da Plus, os caminhões serão mais eficientes em termos de consumo devido aos algoritmos de otimização de combustível habilitados e aos recursos do trem de força.

Shawn Kerrigan, COO e fundador da Plus, disse ser esta uma solução inovadora e pronta com  enorme impacto comercial e ambiental.  “Transporte sustentável é bom para os negócios e para a humanidade, e trabalhar com a Cummins neste produto é uma extensão natural de nossa parceria de longa data ”, complementou.

A Plus começará a produção em massa de seu sistema PlusDrive a partir do segundo semestre deste ano. Os planos são de implantá-lo em caminhões autônomos supervisionados globalmente nos EUA, China, Europa e outras partes da Ásia.

Segundo a empresa, o sistema se encontra em testes  em algumas das maiores frotas de caminhões  do mundo e os resultados têm demonstrado  benefícios de segurança aprimorada, redução de custos de combustível  e de emissões de carbono e mais conforto para o motorista.