As estradas brasileiras exercem um certo fascínio não somente a motoristas novatos, veteranos e aspirantes à profissão, como também sobre executivos europeus de alto escalão na indústria de caminhões.

Exemplos não faltam e mais do que a atração pela estrada está o trabalho de sentir o desempenho e conforto dos caminhões, entre outros requisitos e também ouvir  transportadores de todos os gêneros sobre o que poderia ser melhorado nos caminhões.

A incursão mais recente contou com um grupo de executivos da cúpula da Daimler Trucks (dona de marcas como Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Western Star (fabricante na América do Norte de caminhões pesados para transportes especiais e longas distâncias) e BharatBenz (marca desenvolvida para o mercado indiano de caminhões).

Durante dois dias, no início de fevereiro, os executivos rodaram 500 quilômetros a bordo de caminhões Actros 2651 por cidades do Interior do Estado de São Paulo e também com passagem pela pista do campo de provas da Mercedes-do Brasil, em Iracemápolis/SP.

Entre os executivos estavam Martin Daum, chefe mundial da Daimler Trucks & Buses, que pela primeira vez participou da ação de test-drive com o Actros 2651 nas estradas brasileiras”. Também esteve no grupo Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks (que já havia rodado pelas estradas do Brasil).

Também fizeram parte do grupo o prof. Uwe Baake, chefe mundial de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks; dr. Frank Reintjes, chefe mundial de Agregados; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, e Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.

20190212 21eede39c64f4864926b69aed1e6929a equipe mercedes benz 2
Equipes de profissionais e executivos da Mercedes-Benz do Brasil e da Alemanha na fábrica de São Bernardo do Campo

Como parte das ações da Mercedes de ouvir os clientes, atendendo ao mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, tanto Philipp Schiemer quanto Roberto Leoncini já estão mais habituados a percorrer diferentes regiões do País a bordo de um caminhão, para conhecer e ouvir os clientes.

Esta não foi a primeira vez que um grupo de alemães do board do Grupo Daimler vem ao Brasil e cai na estrada para visitar transportadores e conhecer um pouco da realidade vivida pelos carreteiros brasileiros.

No final de 2017, a Mercedes-Benz realizou uma incursão com executivos alemães em Minas Gerais, na região de Araxá, para conhecer inclusive a operação de mineração e também na atividade canavieira, em usina em Araxá, no Sul do Estado.

Na ocasião, Stefan Buchner destacou a importância de conhecer e compreender quem são os clientes da marca para saber o que tipo de produto querem comprar da Mercedes-Benz. Na ocasião, Roberto Leoncini reforçou que a missão tinha por objetivo entender o negócio do cliente e propor soluções.

Durante a jornada também foram ouvidos motoristas empregados e autônomos que buscavam detalhes sobre funcionamento e operação dos caminhões. Tal interesse tinha por traz conhecer os veículos em detalhes  para poderem operá-los com maior eficiência e ganho de produtividade.