A Delphi desenvolve recentemente novos sistemas de ar-condicionado que ajudam a aumentar o conforto dos ocupantes do veículo e reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes. James Giardino, diretor geral de engenharia da divisão de Sistemas Térmicos da Delphi, explica que desenvolver tecnologias novas mantém os passageiros confortáveis e reduzem os custos de combustível e o impacto ambiental, por meio de módulos de arrefecimento do sistema de transmissão, novos compressores e gases refrigerantes alternativos.

A empresa acrescenta que baseada no conceito de \”peça única\”, o módulo de arrefecimento do sistema de transmissão da marca esfria o condensador do ar-condicionado, o motor e o óleo da transmissão automática ou o óleo do motor de carros e caminhões. Este conceito de peça única pode ajudar a diminuir o peso, a resistência de fluxo e a diminuir o consumo de combustível. O módulo consiste do radiador, resfriador de ar de carga, condensador e da unidade de invólucro do motor do ventilador.

\”Em um programa de veículos, nosso módulo de arrefecimento do sistema de transmissão permitiu uma redução de quatro quilos no peso, o consumo de energia elétrica do ventilador de arrefecimento foi reduzido em 350 W e a resistência ao fluxo foi melhorada. Além disso, se o gerenciamento térmico for otimizado, o consumo de combustível pode ser reduzido em 3%\”, explicou Giardino.

A Delphi esclarece que sistemas de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar contribuem com o aquecimento global, devido ao uso de energia durante a operação e em decorrência do vazamento de gases refrigerantes à atmosfera. O impacto climático do próprio gás refrigerante é definido como Potencial de Aquecimento Global. (GWP) Em 2006, a União Européia baniu o uso de refrigerantes com índices de GWP superiores a 150 para todas as novas plataformas de veículos a partir de 2011 e para todos os veículos novos a partir de 2017. O refrigerante atual, o R-134a, tem um GWP de 1430. Atualmente, a Delphi está desenvolvendo várias opções abaixo do nível de 150 GWP, inclusive o R-744 (dióxido de carbono), R-152a e misturas de refrigerantes para ajudar as montadoras de automóveis a cumprir a legislação de maneira que tenha uma boa relação custo/benefício para as montadoras e para os motoristas da comunidade global.