A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) divulgou nesta quarta-feira (25/07) o lançamento do edital para contratação de consultoria especializada em tecnologia de túneis imersos para prestar apoio técnico ao projeto de engenharia do Túnel Imerso Santos-Guarujá, duas importantes cidades do Litoral de São Paulo.

Poderão participar da concorrência empresas de projeto de engenharia do Brasil ou do exterior que comprovarem capacitação técnica em projetos de túneis imersos. O valor de referência para a contratação é de R$ 12,5 milhões.

Na prestação do serviço, a projetista deverá atuar em conjunto com a equipe da Dersa na coordenação, concepção, análise e acompanhamento dos trabalhos de detalhamento do Túnel Imerso Santos-Guarujá, integrante da licitação para a Ligação Viária Santos – Guarujá. O recebimento das propostas ocorrerá no dia 05 de setembro.

A consultoria vencedora será co-responsável da projetista contratada para os projetos do Túnel Imerso.  O Consórcio Consultor Engevix – Planservi – Themag Túnel Submerso venceu a licitação para executar os trabalhos de detalhamento construtivo e o projeto executivo do túnel imerso para a Ligação Viária Santos – Guarujá . O prazo previsto para o detalhamento construtivo é de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões.

O projeto – a tecnologia de construção de túneis imersos ainda é inédita no País. Por isso, as três empresas vencedoras por meio do Consórcio serão assistidas por consultores externos da Holanda e da Suécia, especializados em projeto de túnel imerso, navegabilidade e tecnologia de concreto, com comprovada experiência neste tipo de obra.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo para implantação do investimento está estimado em R$ 1,3 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, gerenciamento, entre outros.

O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá