O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) inicia em janeiro um novo programa de recuperação e manutenção de estradas federais do País. A iniciativa abrange mais de 40% da malha federal, extensão que corresponde a 32 mil km de rodovias, e exigirá um investimento de R$ 16 bilhões.
Segundo informações do órgão, boa parte dessa extensão foi avaliada há dois anos, por isso terá de passar por nova análise técnica, pois com o decorrer do tempo a situação do pavimento pode ter piorado ainda mais. “Já começamos a fazer esse trabalho nas vias de maior movimento, por onde passam mais de 20 mil veículos por dia\”, afirmou Fraxe. A previsão do Dnit é que, até novembro de 2012, todo o programa esteja contratado e com obras em andamento.
Ainda de acordo com o departamento, o novo programa contará com contratos de cinco anos firmados com diferentes prestadores de serviço e colocará 43 trechos de estradas federais em obras. Nos três anos iniciais, a empresa responsável fará obras de restauração, com intervenções mais amplas que ações pontuais. Nos dois anos seguintes, cuidará da manutenção das vias.

Fonte: Valor Econômico