Inaugurada em abril de 2019, a fábrica de pneus de carga da Dunlop (para caminhões e ônibus) instalada na região metropolitana de Curitiba/PR, acaba de atingir a produção de 1.000 unidades/dia antes do tempo planejado. De acordo com a empresa, a expectativa era atingir esse volume somente no final deste ano.

Os primeiros pneus de carga da marca começaram a sair da linha de produção em março do ano passado, cuja capacidade inicial de produção era de 500 unidades/dia. Até então, a empresa que havia iniciado as atividades no Brasil em 2013, produzia no Brasil pneus apenas para automóveis de passeio e importava pneus para veículos pesados.

O pneu de carga da marca recebe o nome de SP 320. O produto foi desenvolvido para aplicação em todas as posições, porém otimizado para utilização em eixos direcionais diz a fabricante. Também, pode ser aplicado nos mais variados tipos de veículos de passageiros e de carga que trafegam em médias e longas distâncias.

DUNLOP SP320 oblique set 2019 scaled
O pneu Dunlop SP 320, para caminhões e ônibus, é produzido por um sistema japonês que dispensa emendas nos componentes de borracha 

Os pneus de carga da marca são produzidos nas medidas 215/75R17.5 126/124M; 235/75R 17.5 132/1230M e 275/80R22.5 149/146L, 295/80R22.5. Segundo a Dunlop, os pneus da marca têm maior proteção contra cortes, picotamentos e arrancadas, menor geração de calor, maior resistência contra choques, impactos e maior número de reformas.

De propriedade da a japonesa Sumitomo Rubber do Brasil, a Dunlop fabrica pneus de carga com uma tecnologia que trouxe do Japão com inovações. A empresa é primeira a adotar totalmente a tecnologia TAYTO (Sun) System no seu sistema de fabricação, pelo qual os pneus são produzidos sem emendas nos componentes de borracha.

Segundo a empresa, por esse método o principal diferencial é a produção de pneu sem emendas, o qual representa o que existe de mais moderno em tecnologia e superior ao método de produção convencional. Entre as vantagens divulgadas trazidas por esse sistema constam a inexistência de acúmulo de massa em pontos específicos, menos ruído e menos necessidade balanceamento do pneu.

Vista aérea da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil scaled
Fábrica da Sumitomo Rubber, na fazendo Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba/PR, inaugurada em 2013. Linha de pneus de carga começou a operar em março de 2019 

Ainda de acordo com informações da empresa, a decisão de ter investido R$ 465 milhões em instalação de equipamentos na fábrica brasileira para produzir pneus para caminhões e ônibus teve por objetivo minimizar os riscos de continuar importando e com produção local garantir estabilidade no fornecimento para o mercado brasileiro.

“Juntamente as tecnologias de produção do Grupo Sumitomo Rubber implementadas na fábrica de Fazenda Rio Grande/PR, a meta de produção atingida demonstra todo o esforço e comprometimento de nossos colaboradores”, disse o presidente da presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Yoshinori Wakitani.

O executivo disse ainda que o compromisso da empresa se mantém mesmo em momentos desafiadores como o que o mundo está vivendo agora, para que nossos pneus da marca possam calçar os veículos pesados que levam produtos essenciais para as pessoas em todo o País. “Temos muito orgulho de ter atingido essa meta”, concluiu.