Nos últimos 12 anos, a frota paulista de veículos cresceu 75%. No mesmo período, de acordo com números da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), foram investidos R$ 227,8 milhões em obras de ampliação e melhorias nas rodovias Cônego Domenico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega e na Anchieta por meio do programa de concessões.
Entre as principais obras realizadas, o órgão destacou a construção de dois viadutos no km 262 da Cônego Domenico Rangoni, \”que reduziram congestionamentos no acesso à margem esquerda do porto de Santos e facilitaram o transporte de carga do polo industrial de Cubatão\”.
Além disso, a concessionária Ecovias iniciará em 2016, por obrigação contratual, a construção de faixa adicional no trecho entre Cubatão e São Vicente. Segundo a Artesp, a capacidade de fluxo do trecho será aumentada e os congestionamentos reduzidos. O investimento previsto é de R$ 39,8 milhões.
Outros três projetos estão sendo discutidos para aumentar a fluidez na chegada à Baixada Santista. O primeiro é a implantação de faixas adicionais na Cônego Domenico Rangoni. O segundo é a construção de alças na intersecção da Cônego com a Anchieta. E, o terceiro, a construção de um viaduto no km 59 da Anchieta. A Artesp destacou ainda que outro projeto em andamento é o Ferroanel, a versão ferroviária do Rodoanel, \”que viabilizará um transporte de cargas mais rápido, econômico e menos poluente, ao porto de Santos\”.

Fonte: Valor Econômico