As fábricas da Eaton de Mogi Mirim e de Valinhos, ambas no Estado de São, foram reconhecidas com o prêmio de Planta Modelo 2020, entre as 45 unidades automotivas da companhia em todo o mundo.
A planta de Valinhos foi premiada pela terceira vez, enquanto a de Mogi Mirim comemorou o reconhecimento pelo quinto ano consecutivo. A unidade se destacou pelas novas tecnologias da Indústria 4.0 e entrega de resultados consistentes.
A premiação da Eaton Planta Modelo acontece todos os anos e avalia critérios como segurança, qualidade, entrega e práticas de melhoria contínua de suas plantas em todo o mundo.
Além das duas fábricas do Brasil, também foi selecionada como Planta Modelo a unidade instalada em Pyungtek, na Coreia do Sul.
“A melhoria contínua e integrada a todas as funções da unidade de Valinhos está no nosso DNA”, disse o diretor industrial da unidade da planta, Gustavo Orrú.
De acordo com o executivo, as equipes sabem como usar as ferramentas para avançar e têm seguido essa prática de maneira consistente ano após ano, apesar dos vários desafios enfrentados com momento atual e da complexidade do mix de produtos que fabricamos”, acrescentou.
Já o diretor industrial da Eaton em Mogi Mirim, Ricardo Monzani, citou a busca pela excelência como sendo a base do Sistema de Liderança da planta.
“Estamos sempre buscando formas de melhorar continuamente nossos processos internos. O prêmio é a conquista de um time com esta mentalidade e atua como mais um motivador para continuarmos nesta jornada”, comemorou.
A Eaton de Mogi Mirim conquistou também o inédito prêmio Global da Eaton no âmbito de melhor projeto de Melhoria Contínua integrando ferramentas do lean manufacturing (manufatura enxuta) com tecnologias da Indústria 4.0.
Entre todas as fábricas da Eaton em 175 países, planta se destacou em 2020 por alcançar melhorias de ergonomia, satisfação dos clientes e excelência operacional.
“O projeto foi destaque por automatizar uma operação de montagem utilizando robôs colaborativos de dois braços, integrando ferramentas de simulação, impressão 3D e elementos do lean, como poka yokes (sistema a prova de erros), trabalho-padrão e setup rápido”, explicou Monzani.
Ainda de acordo com o executivo, a junção de ferramentas consolidadas de melhoria com as novas tecnologias da I4.0 foram determinantes para alcançar metas de produtividade e excelência, e que agora servem como referência para outras unidades no mundo.