Assim como em diversas outras atividades, treinamento e ensino à distância está demonstrando ser um caminho sem volta para os fabricantes de caminhões manterem suas redes de concessionárias atualizadas e melhor preparadas para prestar atendimento aos transportadores.

A DAF, por exemplo, está anunciando que acabou de treinar 400 profissionais de sua rede, e que o isolamento social estimulou a ampliação dos cursos à distância por ela feitos. Até junho, a montadora treinou via online 35 turmas direcionadas para áreas comercial, técnica, peças e serviços.

As aulas, conforme informou, são adaptadas e realizadas em videoconferência para proporcionar mais dinamismo e garantir o aprendizado. O diretor de desenvolvimento de concessionárias da DAF Caminhões Brasil, Adcley Souza, disse que a empresa já promovia treinamentos neste formato antes do isolamento social.

“Sempre achamos que a flexibilidade, o custo e a conveniência em realizar o treinamento à distância eram pontos importantes”, complementou. O modelo online também reduziu as despesas com deslocamento e permitiu maior adesão pela facilidade de acesso ao conteúdo.

Ainda de acordo com Souza, a empresa aproveitou o momento para investir ainda mais na modalidade. “Acreditamos que a utilização deste formato permanecerá em alta, mesmo após a eliminação das restrições de viagens e agrupamento de pessoas”, complementou.

CURSOS

Os treinamentos comerciais online têm o objetivo de manter as equipes da rede de concessionárias atualizadas quanto ao mercado e também sobre o desenvolvimento dos processos de vendas e ferramentas de trabalho, como, por exemplo, o Gerenciamento de Relacionamento com Cliente.

Souza disse que na parte técnica foram realizados cursos de garantia, diagnóstico, análise técnica e processos de atendimento de serviço. “Na área de peças, houve capacitação de turmas do novo sistema FOCUS, turmas sobre componentes originais DAF e linha TRP, além de peças remanufaturadas”, explicou.

De acordo com o executivo, a rede de concessionárias tem visto os treinamentos de forma muito positiva. “No novo formato, as sessões são mais curtas e distribuídas ao longo de um calendário mensal, para cada área da concessionária: vendas de caminhões, peças e serviço.

Ele complementa que desta forma procura se otimizar o calendário, adequando o melhor horário e dia da semana para que cada profissional possa dedicar uma ou duas horas do seu tempo para o aprendizado. “O concessionário também se beneficia pelo fato de que os seus colaboradores não se ausentam por vários dias do trabalho para realizar os treinamentos”, concluiu.