Uma delegação de 30 técnicos e dirigentes de organismos oficiais da área de transporte urbano das cidades indianas de Surat, Pune e Indore, chega nessa quinta-feira (6/11) em Curitiba/PR. A comitiva conhecerá o modelo de trânsito em operação na capital paranaense e será recebida pela direção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

A viagem foi sugerida pelo CTS-India, que está auxiliando o governo indiano a implementar sistemas de ônibus de alta capacidade em corredores exclusivos naquele país, nos moldes dos existentes em Curitiba, Bogotá e Cidade do México. O CTS-Brasil organizou a programação em São Paulo e Curitiba, último ponto da viagem, que se iniciou pela Cidade do México.

A delegação participou do IV Congresso Internacional de Transporte Sustentável, de 27 a 29 de outubro, e aproveitou para conhecer o Metrobus e outros sistemas BRTs (Bus Rapid Transit) em cidades vizinhas. Depois viajou a Bogotá, na Colômbia, para conhecer o Transmilênio. Em São Paulo os indianos mantiveram reunião com a superintendência da SPTrans e do Expresso Tiradentes.