930O Grupo ZF participa da 7ª Fetransrio e exibe três de suas mais avançadas tecnologias para aplicação em veículos de transporte de passageiros. Os destaques serão a transmissão automatizada ZF-AS Tronic Lite, a transmissão automática Ecomat 4 e o eixo AVN 132 para ônibus urbanos com piso baixo. A Fetransrio (Feira de Transporte do Rio de Janeiro) será realizada entre 12 e 14 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A empresa destaca que a transmissão automatizada ZF-AS Tronic Lite é ideal para ônibus urbanos e intermunicipais que circulam em áreas de tráfego pesado. Trata-se de uma transmissão mecânica, sem a alavanca de mudanças e sem pedal de embreagem, porém funciona como uma transmissão automática. Dessa forma, proporciona conforto para o passageiro, menor cansaço para o motorista, que não precisa trocar as marchas e nem pisar no pedal, e a facilidade de manutenção de uma caixa mecânica. Esse componente foi a primeira transmissão automatizada a equipar um ônibus urbano em todo o mundo, com o fornecimento para os modelos VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic, lançados no Brasil em agosto desse ano pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Outro destaque será a transmissão automática ZF Ecomat 4, sucessora da Ecomat 2 Plus. A nova versão foi otimizada para atender as normas de emissões Euro 4 e permite torque de entrada de 1.750 Nm. Com seis velocidades, a ZF Ecomat 4 proporciona ótimo escalonamento de marchas, o que contribui para a melhoria do desempenho do veículo e redução significativa do consumo de combustível.  Ela se comunica eletronicamente com o motor para realizar as trocas de marchas no momento ideal, considerando a rotação, a velocidade e a topografia. Além de uma otimização da função \”NBS\” (engate de Neutro ao parar o veículo), o software oferece ainda seis opções de programas de troca de marchas, de acordo com o trajeto a ser percorrido, visando desempenho e principalmente redução do consumo de combustível.

A ZF Ecomat 4 possui também um exclusivo sistema retardador primário integrado, item de segurança que auxilia na frenagem por meio da redução da velocidade do veículo hidraulicamente, até praticamente a parada do veículo, sem a utilização do sistema de freios e sem desgaste. Dessa forma, a transmissão prolonga a vida útil dos freios e pneus, diminuindo também a fuligem produzida durante as frenagens.