Fábrica produz veículos blindados fruto de parceria com exército brasileiro

1669A Iveco acaba de inaugurar fábrica de veículos de defesa, localizada em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 18 mil de área construída, no complexo industrial da empresa em Sete Lagoas/MG. A nova unidade será responsável pela produção dos veículos blindados VBTP-MR, conhecidos como Guarani, frutos da parceria da Iveco com o exército brasileiro. A fábrica tem capacidade para entregar mais de 100 veículos blindados por ano, porém, com a possibilidade de chegar a 200, conforme a demanda.

O VBTP-MR Guarani pode transportar até 11 pessoas, tem PBT de 18 toneladas, tração 6×6 e é equipado com motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com 383 cv de potência máxima. A transmissão é automática e capacidade anfíbia. As dimensões básicas são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura, permitindo ser transportado pela aeronave KC-390, da Embraer. Os blindados têm 60% de índice de nacionalização, incluindo trem de força e chassi.

A unidade de veículos de defesa é mais uma ação de crescimento da empresa, que está apostando em novas fatias de mercado, a dos veículos especiais. Nos últimos seis anos, a Iveco somou a uma linha de veículos comerciais leves e médios, uma unidade produtiva de caminhões pesados; inaugurou o Centro de Desenvolvimento de Produtos da marca e renovou toda sua linha de veículos comerciais, com o lançamento da linha Ecoline.