A Johnson Controls lembra que a bateria – fonte de energia dos veículos – depende de todo o sistema elétrico para acionar o motor de partida e fazer o motor funcionar. Além disso, ela alimenta os equipamentos cada vez mais numerosos nos automóveis e por isso passa a ser mais exigida pelos modernos recursos que as montadoras acrescentam nos veículos.

Por considerar que a maioria das baterias utiliza tecnologia livre de manutenção, os técnicos da empresa consideram que muitos motoristas esquecem da avaliação periódica desse componente. Assim como é preciso conferir a pressão dos pneus, nível de óleo do motor e fluido de freios, água do radiador e do reservatório do limpador de pára-brisa, a atenção à bateria e ao sistema elétrico deve fazer parte dos hábitos de todo o motorista que se preocupa com o perfeito funcionamento do veículo.

A empresa recomenda cuidados em relação a  bateria, como o alternador, que alimenta todo o sistema elétrico e o motor de partida, no caso de  estar em curto ou apresentar anomalia, pode drenar toda a energia da bateria nas operações de partida. O regulador de tensão tem faixa de trabalho recomendada entre 13,50 Volts e 14,50 Volts. Se estiver abaixo dessa faixa, a bateria não recarrega. Acima, pode provocar excesso de energia, comprometendo o sistema elétrico.

Outros cuidados são a correta fixação, para evitar trepidação; cabos e conectores devem estar ajustados e livres de oxidação. Também é necessário verificar o nível de eletrólito (de carga), o que pode ser feito pelo indicador de carga, na parte superior da bateria. Fios desencapados em contato com a chapa da carroceria podem provocar curto-circuito, perda de energia e danificar os componentes elétricos. Além disso, o motorista não pode esquecer luzes acesas, rádio ligado e ao instalar equipamentos adicionais, confiar o veículo a concessionárias da marca ou a profissionais de confiança e verificar se há fuga de corrente. O sistema elétrico é projetado pelas montadoras de acordo com as características de cada veículo e a adição de componentes, como som, alarme, vidros e sensores de estacionamento, pode provocar desequilíbrio ao sistema elétrico. A empresa recomenda substituir a bateria em loja de reconhecida confiança, escolher produto de reputação no mercado e entregar ao revendedor a bateria substituída. A lei Conama 257 – relativa ao meio ambiente – determina que as baterias devem ser destinadas para o processo de descarte legal e de reciclagem.