Fábrica em Guaíba/RS terá 200 mil metros quadrados de área construída
Por João Geraldo
A empresa Foton Aumark do Brasil iniciou ontem (24/04) a construção da fábrica de caminhões da marca chinesa Foton, em terreno de 1,5 milhão de metros quadrados no município de Guaíba/RS. O investimento inicial no complexo industrial de 200 mil metros quadrados é de R$ 250 milhões com a previsão de ser totalmente concluído até o final de 2015 e inicie a montagem de caminhões leves ainda no primeiro semestre de 2016. De acordo com o presidente da empresa, Luiz Carlos Mendonça de Barros, na unidade serão produzidos caminhões veículos leves, de 3,5, 6,5, 8,5 e 10 toneladas de PBT, sendo as primeiras unidades montadas com até 60% de índice de nacionalização.
A parceria da empresa brasileira com a Beiqi Foton, maior fabricante de veículos comerciais da China, começou em 2010 já com a ideia de instalar uma fábrica no País. De acordo com Mendonça de Barros, as duas empresas vão trabalhar juntas e a Foton entra apenas com a parte técnica. “Vamos fazer a fábrica com nosso capital. Se os chineses pusessem dinheiro aqui eu teria de prestar contas a eles”, disse o executivo, acrescentando que os chineses perceberam que Brasil funciona para eles como um laboratório para daqui a quatro ou cinco anos, quando entrarem no equivalente à fase cinco do programa de emissões veiculares. Neste ano, a China está iniciando um estágio que seria o Euro 4.
A fábrica em Guaíba terá capacidade para produzir 21 mil caminhões por ano em um turno de produção. Porém, este volume de produção aumentará conforme o crescimento de participação da empresa, que será dimensionada para atender o mercado local, sul-americano e também África, conforme explica o vice-presidente do conselho gestor da empresa, Orlando Merluzzi. Os modelos de 13, 15 e 17 toneladas, têm previsão de entrarem em produção na unidade em 2017. A produção de cavalos-mecânicos pesados da marca Foton na fábrica de Guaíba não está fora de cogitação, porém não estão nos planos dos dirigentes da Foton Aumark. Caso venham a ser produzidos na mesma planta, mas serão pelas mãos da própria Beiqi Foton, conforme disse o presidente da empresa.
Em relação aos produtos, preços e concorrentes no mercado brasileiro dos comerciais leves da Foton, o presidente da empresa diz que é necessário iniciar um processo de conhecimento da marca, classificando esta como uma fase difícil. “Temos de divulgar a marca como um todo”, frisou Mendonça de Barros. Ele adiantou que o preço será 5% inferior ao Mercedes-Benz Sprinter versão 313 e 5% maior que o Renault Master, citando as duas marcas já bastante conhecidas no País, além do Iveco Daily. “Temos de pagar a conta por sermos ainda desconhecidos e a melhor coisa que podemos dizer no mercado é que o produto é feito aqui no Brasil”, concluiu.
O projeto da Aumark Foton é prosseguir – em paralelo à construção da fábrica em Guaíba – estruturação de sua rede de concessionários para estar preparada em pós-vendas, para cobrir o País quando iniciar a produção em 2016. O diretor de operações comerciais da empresa, Ricardo Mendonça de Barros, acrescenta que a meta é chegar a 90 concessionárias da marca até dezembro de 2016. Enquanto a fábrica não inicia a produção, a Foton Aumark continuará a importar da China modelos de 3,5 a 10 toneladas de PBT, através de cota de importação – definida pelo Ministério da Indústria e Comércio – para atender às regras do Inovar-uto. de 8.500 unidades.