Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa, lidera o grupo

O brasileiro Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, vai liderar o primeiro board de executivos da MAN Truck & Bus México — companhia da MAN Latin America responsável pela fabricação, importação e comercialização dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN no México. Também fazem parte desse grupo os executivos mexicanos: Eric Merckel, diretor-geral da MAN Truck & Bus México; Ricardo Melésio, novo diretor comercial; responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Pós-Vendas; e Abelardo Tinoco, que assumiu recentemente a posição de diretor financeiro da companhia. Ainda dentro do primeiro board internacional, o executivo Miguel Vallejo assume as responsabilidades de Manufatura da montadora no México. Os vice-presidentes e board members da MAN Latin America Marcos Forgioni (Vendas e Marketing Internacional) e Helmut Huemmerich (Finanças) atuam como conselheiros em suas respectivas áreas.

Cortes explica que a formação do primeiro board internacional da MAN Latin  America faz parte do plano de expansão da marca fora do Brasil. “Estamos bastante confiantes com a retomada da economia mexicana e os investimentos no setor de transportes previstos para os próximos anos. Dentro dessa perspectiva, vamos introduzir novos modelos da marca Volkswagen no país e trazer reforços em funções chaves da companhia mexicana”, afirma.

A fábrica da MAN Truck & Bus México está localizada na cidade de Querétaro, a 200 quilômetros da cidade do México e é a segunda planta da MAN Latin America a produzir caminhões e ônibus da marca Volkswagen no mundo. Atualmente é responsável pela fabricação dos recém-chegados caminhões VW Constellation 17.280 e 24.280 e dos modelos de ônibus Volksbus 8.150, 9.150, 17.280 e 18.330. Da marca MAN, são produzidos os modelos de ônibus LionsMex 4×2 e 6×2 para aplicação rodoviária. Além disso, a montadora é responsável pela comercialização do caminhão VW Worker 9.150, importado diretamente da fábrica da MAN Latin America, em Resende (RJ), e de modelos de caminhões MAN TGX, importados da Alemanha.