O volume de emplacamento caminhão MAN TGX está longe ainda chegar às primeiras posições no ranking de vendas de extrapesados, porém, vale destacar que aos poucos o modelo produzido pela Volkswagen Caminhões, em Resende/RJ, está ganhando espaço no segmento premium. Entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, foram emplacadas 1.012 unidades, contra 696 no mesmo período do ano passado.

Uma das negociações mais recentes do modelo aconteceu no final de junho envolvendo a venda de seis unidades TGX 29.480 6×4 pela Apta Caminhões de São Bernardo do Campo. O cliente, a GG Marcelo Transportes, já conhecia bem o veículo, pois já opera algum tempo com um modelo da marca e passou a ter sete unidades em sua frota.

Um dos atrativos pela opção da compra é o plano de manutenção válido por três anos a custo zero e também as condições mais facilitadas de financiamento, disse o transportador. Os novos cavalos mecânicos vão operar tracionando bitrens tanque com capacidade para 62 mil litros de combustível.

Com matriz localizada em São Paulo e filial em Campo Grande/MS, a GG Marcelo Transportes atua no mercado de transportes de cargas líquidas percorrendo estradas estradas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O MAN TGX é um cavalo mecânico premium extrapesado à altura dos modelos concorrentes de outras fabricantes. Em entrevista recente publicada neste portal, o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, explicou os principais motivos que impedem a existência de um número maior de cavalos mecânicos MAN nas rodovias brasileiras e nos pátios grandes transportadoras.

De acordo com ele, um dos impeditivos é o custo elevado do caminhão MAN devido ao grande número de conteúdo importado. E com dólar elevado fica mais difícil ainda. “Eu não consigo oferecer o preço que o grande cliente estaria disposto ou que desejaria pagar. Por isso as vendas acontecem mais basicamente no varejo para pequenas e médias empresas de transporte pulverizadas em todo o Brasil”, explicou.

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O MAN TGX ainda tem um grande número de conteúdo importado, por isso é difícil oferecer o preço que o grande cliente estaria disposto ou que desejaria pagar, disse Ricardo Alouche, da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Alouche disse ainda que o MAN TGX já roda em todas as regiões do País, no entanto ainda não em quantidade suficiente para fazer uma massa crítica. “Estamos fazendo um trabalho muito forte para localização de componentes pesados para que o MAN também tenha preços competitivos, e muito em breve seu volume vai começar a aumentar gradativamente”, concluiu.