A Mercedes-Benz lançou o cavalo mecânico Atego pesado 1933 4×2 para operações de curtas e médias distâncias. A fabricante também introduziu no mercado o Atego 3133 6×4 nas versões plataforma, betoneira e basculante para construção civil, mineração e outras aplicações.
Segundo a fabricante, os novos veículos pesados dão sequência à renovação da linha de caminhões anunciada no início desse ano. Dessa forma, o portfólio de modelos Atego passou a contar com 13 opções, entre modelos médios, semipesados e pesados.
Além disso, os caminhões Atego 1933 4×2 e 3133 6×4 chegaram para ocupar segmentos que eram atendidos pela linha Axor. Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que os novos modelos preservam os atributos dos modelos Axor.
O executivo acrescenta que a linha Atego atualmente responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil. Durante o primeiro semestre deste ano, os semipesados Atego emplacaram mais de 3.700 unidades. Assim, a linha Atego representa 40% das vendas da marca.
“Com esses lançamentos ampliamos a linha Atego, tornando-a a maior família de modelos no portfólio da marca”, diz Ferrarez. Além disso, a fabricante oferece a família Accelo para os segmentos de caminhões leves e médios, bem como os modelos Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road).
“Deste modo, os modelos Mercedes-Benz atendem a todas as demandas dos nossos clientes, oferecendo qualidade e rentabilidade”, complementa Ferrarez.
Atego Pesado: Cavalo mecânico com suspensão pneumática
Assim com o antigo Axor 1933, Atego 4×2 utiliza suspensão traseira pneumática de série – com quatro bolsas de ar – desenvolvida para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves. Essa suspensão é acionada pelo motorista por controle remoto de dentro da cabine.
O modelo é indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run. Os tanques de diesel são oferecidos com capacidade de 300 e 890 litros.
Em aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias, o novo o cavalo mecânico está apto a operar atrelado a semirreboques de três eixos com PBTC entre 41,5 e 43,5 toneladas. Os tipos de implemento podem variar de baú carga seca ou fregorificado, sider e conteiner, entre outros tipos.
O Atego 1933 4×2 é tracionado pelo motor OM926 LA de 6 cilindros em linha, 321 cv de potência a 2200rpm e torque de 1250Nm na faixa de 1200 a 1600 rpm. A caixa câmbio é automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades.
Ferrarez lembra que essa transmissão apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de marchas 40% mais rápidas e precisas.
Atego Pesado: Espaço da cabine
Segundo a fabricante, a cabine dos dois modelos é confortável e com espaço para equipamentos e ferramentas, conforme a demanda do operador. Outros itens são o banco com até 11 regulagens e volante multifuncional.
A alavanca de câmbio é na coluna de direção e a partida por botão. A cabine é disponibilizada em versões: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. O banco do motorista possibilita até 11 regulagens
A Mercedes-Benz aumentou em 20 graus o ângulo de entrada em relação ao antigo Axor. Essa medida visa maior proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes ao passar por lombadas ou irregularidades da via.
Atego pesado: Mercedes-Benz Atego 3133 6×4
O Atego 3133 6×4 também chegou para ocupar um espaço deixado pelo Axor nas aplicações mais severas, em terrenos fora de estrada. Além da versão plataforma, o modelo é disponibilizado para basculante e betoneira, entre outras.
O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. É o mesmo propulsor do cavalo mecânico 1933 4×2, assim como também é a transmissão Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades.
O modelo pode receber opcionalmente engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio nas versões plataforma e basculante. No caso de aplicação como betoneira, a tomada de força é na parte traseira do motor e escape vertical, conforme as necessidades do cliente.
Atego Pesado: Molas e eixos reforçados
O Atego 3133 6×4 off-road possui um eixo dianteiro com molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Além disso, o modelo vem equipado de série com bloqueio longitudinal e transversal. Essa característica é ideal para atender aplicações fora de estrada. Os bloqueios atuam nos eixos traseiros e dianteiro, permitindo operações em diferentes tipos de terreno.
A fabricante destaca que um dos principais diferenciais de mercado do Atego 3133 está no chassi. As longarinas são mais leves e resistentes, e as molas reforçadas. Com todas essas características, o caminhão está preparado para operar também como tanque, guindaste, e em composição Romeu-e-Julieta em aplicações fora de estrada.
Por fim, Ferrarez afirma que o Atego 3133 6×4 é um extrapesado que incorpora toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road produzidos pela Mercedes-Benz. Ele ressalta que esse modelo possui a essência do Arocs.
“Ouvindo os pedidos dos clientes e motoristas, desenvolvemos este caminhão para substituir o antigo Axor 3131 e ampliar a gama de modelos e aplicações, oferecendo soluções para as exigentes condições de trabalho fora de estrada”, conclui Ferrarez.