Diferentes exemplos de veículos elétricos e de tecnologias para o uso da eletricidade em carros, ônibus e motos podem ser vistos a partir de hoje (25/10) no 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro.

A exposição apresenta curiosidades como o Agix A1, que expressa moderna tecnologia automotiva por utilizar baterias carregadas com energia eólica (do vento), e o ônibus elétrico híbrido solar, desenvolvido pelo Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobrás) e fabricado pela Eletra Industrial, cujas baterias elétricas são reabastecidas pelas células fotovoltáicas (painéis solares) colocadas sobre o teto do veículo.

\”Teremos também exemplos de veículos elétricos que já estão sendo fabricados pela indústria nacional, como motos, scooters, patinetes e carrinhos de supermercado, além de um automóvel híbrido (movido por motores elétrico e a combustão) para o transporte de passageiros (Prius, da Toyota, em avaliação no Cenpes da Petrobrás), grande sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos\”, disse Antonio Nunes Junior, diretor-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O local da exposição foi escolhido devido possuir um antigo bonde utilizado no passado para o transporte público urbano no Rio de Janeiro, além de um caminhão elétrico fabricado por volta de 1907 pela Comercial Truck Co of America, e serviu para os serviços de reparo e apoio à rede elétrica da empresa entre 1918 e 1924.  A relíquia, um modelo movido a quatro motores elétricos montados diretamente sobre rodas e alimentado por 10 baterias, foi totalmente restaurado para lembrar que a Light foi pioneira em trazer esta tecnologia ao Brasil.

Carros ecológicos
A Agix Motor Company traz para a exposição o carro elétrico Agix A1 com baterias carregadas por energia eólica (do vento). Os carros produzidos pela Agix podem ser utilizados no transporte de carga, de passageiros e têm autonomia de 8 a 10 horas, além de grande mobilidade-raio de giro de 2,3 a 3,4 metros. Utiliza seis unidades de baterias de 8V cada, totalizando 48V, freios a disco de dupla atuação em cada roda, mede 255 x 110 x 125 cm, tem 12 cm de altura e pesa em torno de 400 kg.

Bateria de litium
O Agix está exposto no estande da WEG, ao lado de uma Saveiro elétrica, batizada de Weg Ii – Vew II, equipada com 53 baterias de lítium-íon 3,2V 30Ah (tecnologia semelhante a utilizada em telefones celulares). A bateria de litium permite carga rápida, tem vida útil de sete a oito vezes superior à das baterias chumbo-ácidas e é muito mais leve. As questões de custo e segurança ainda são as principais limitações para a utilização deste tipo de bateria nos automóveis, mas os especialistas acreditam que, assim como aconteceu com a telefonia móvel, o avanço tecnológico encontrará soluções em curto espaço de tempo.

Célula a hidrogênio
Também no estande da WEG poderá ser visto um kart a célula de combustível, tecnologia eletro-química que produz eletricidade por meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio.

Motos elétricas
No estande da GPS Electric Movement serão apresentadas algumas versões de motorizações do modelo Future (scooter elétrica) e de triciclos, com versões de 500 e 800 Watts, patinetes elétricos de 300 a 500 Watts, triciclo elétrico de 300 Watts e um quadriciclo com motorização de 1000 Watts, com tração nas duas rodas. O carro-chefe da GPS é a scooter elétrica Future, responsável por 70% da produção. A empresa comercializa cerca de 150 peças por mês ao preço médio de R$ 1.950,00 por unidade.

A CPFL Energia mostra as scooters elétricas fabricadas pela montadora Bramont, na Zona Franca de Manaus. No ano passado, a empresa adquiriu um Pálio movido 100% por energia elétrica, produzido pepa Itaipu em parceria com a Fiat. Com design moderno, a linha de scooters Evader praticamente  não exige de manutenção, devido o reduzido número de componentes mecânicos que sofrem desgaste ou que necessitam de ajustes permanentes.

Ônibus híbrido solar
O Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobrás apresenta ao público um ônibus elétrico híbrido que tem a carga de suas baterias abastecidas com energia solar captadas por painéis de células fotovoltaicas instaladas no teto do veículo. O ônibus circulará pelas imediações levando os interessados para um passeio educativo. O protótipo foi fabricado pela Eletra Industrial, empresa sediada em São Bernardo do Campo/SP e referência na fabricação ônibus elétricos e híbridos, parceira da Petrobrás neste projeto. O ônibus da Petrobrás pode ser comparado a um trólebus que, em vez de usar rede elétrica, gera a sua própria energia a bordo.

A Eletra mantêm 37 trolebus e 40 ônibus elétricos híbridos em circulação na Grande São Paulo, já exportou para Nova Zelândia 30 sistemas para trólebus e prepara o envio de outros 30 para aquele país e negocia, atualmente, a modernização de 60 trólebus e a fabricação de 130 novos VEs para o México. Nova Zelândia e México são dois dos países que já adotaram medidas drásticas para substituir a frota de veículos à combustão por elétricos para reduzir os problemas ambientais que causam sérios problemas à saúde da população.

Veículos de passageiros
A Petrobrás também mostrará o Prius, da Toyota, primeiro veículo de passeio híbrido a ser comercializado em grande escala no mundo, eleito o carro do ano na Europa em 2004. O Prius tem um amplo mercado nos Estados Unidos, Japão, Austrália e países da União Européia, pois atende a norma ambiental européia Euro IV. As emissões de hidrocarbonetos e de óxidos de nitrogênio são 88,8% menores do que o regulamentado pela EURO IV para motores a gasolina e 93% menores do que a norma específica para propulsores diesel.

VE 2007 – 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos
Data: de 25 a 26 de outubro, das 8:30h às 18:00h
Local: Centro Cultural Light – avenida Marechal Floriano nº 168, Rio de Janeiro – RJ
A entrada é gratuita.