Representantes da empresas ALL, Vale do Rio Doce, CFN, FTC e FCA anunciaram investimentos e metas em seminário realizado durante o evento Negócios no Trilhos, que ocorre até esta quinta-feira (25/10), no Expocenter Norte, em São Paulo. O seminário reuniu o gerente de vagões da ALL, Rodrigo Pereira Goularte; o Diretor de negócios da CFN, Marcelo Barreto; o Diretor Comercial e presidente da FCA (Companhia Vale do Rio Doce), Marcello Spinelli; o Presidente da MRS Logística, Julio Fontana, além do Presidente da FTC, Benony Schmitz, e do Gerente da Divisão Comercial e Transporte, Carlos Meneses, também da FTC.

Goularte, da ALL, afirmou que a companhia pretende investir cerca de R$ 2 bilhões nos próximos 5 anos. \”Já no próximo ano esperamos um crescimento de 12% a 15% em volume de carga transportada\”, disse. Barreto, da Companhia Vale do Rio Doce, adiantou que em 2008 a empresa vai investir cerca de R$ 1,8 bilhão em obras como a Estrada de Ferro Carajás, Estrada de Ferro Vitória Minas, Ferrovia Centro Atlântica, entre outras. \”Em 2007, o corredor Norte e Sul, por exemplo, deve movimentar cerca de 1,7 milhão de toneladas de grãos. Nossa previsão é que em 2013 este número chegue a 8,8 bilhões. Isso requer investimento\”, disse. Entre 2003 e 2007, a empresa investiu cerca de R$ 3,3 bilhões de reais em infra-estrutura.

Marcelo Barreto, da CFN, mostrou os projetos da companhia para a execução da Transnordestina, que ligará os municípios de Eliseu Martins (PI) ao Porto de Suape (PE) e ao Porto de Pecém(CE) .\”É uma obra de extrema importância para o nordeste e para o Brasil\”, disse. A Transnordestina está orçada em R$ 4,5 bilhões e deve ser concluída em 2013. Carlos Augusto Menezes e Benony Schmitz, da FTC, relataram o andamento de obras de prolongamento do Ramal Siderópolis e da Ferrovia Litorânea.

Finalizando o encontro, Fontana, da MRS, destacou a importância da conclusão do Ferroanel de São Paulo. \”É a solução mais econômica para o país, já que São Paulo é um dos maiores gargalos logísticos do Brasil\”. Fontana disse ainda que a MRS pretende, até 2001, dobrar sua capacidade de produção.


Ong defende ferrovia para proteger a Amazônia

A organização não governamental Preserve Amazônia lança no evento \”Negócio nos Trilhos\” a campanha \”Vá de trem! Preserve a Amazônia!\”. O objetivo é promover o modal ferroviário como ferramenta para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O presidente da Ong, Marcos Mariani, explica que o transporte ferroviário evitam o desmatamento, principal responsável pelas emissões de gás carbônico no País e destaca que as empresas que investirem no modal ferroviário podem obter créditos de carbono no mercado voluntário.

De acordo com um estudo realizado pela Ong, na região próxima à BR 230 (Transamazônica) constata-se um aumento nas taxas de desmatamento na região próxima aos municípios de Uruará, Novo Repartimento e Altamira, todos no Pará. Os resultados demonstram uma tendência de crescimento nas taxas de desmatamento nesta região, com um valor máximo ocorrido no ano de 2004. A situação se repete em levantamentos feitos na região das BRs 163 e 230.