Pensando na segurança da carga, a WABCO acaba de lançar no Brasil a linha para fechamento de portas de caminhões e semirreboques OptiLock™, com opções para o travamento convencional (mecânico) ou sistema eletrônico integrado inclusive à telemática.

A novidade é a linha eletrônica com o ELB-Lock, que permite o uso de controle remoto de mão, ou via conexão telemática, para abertura ou travamento das portas.

Em caso de tentativa de violação, a trava suporta uma força de até quatro toneladas. Por meio de sensores adicionais, qualquer tentativa de uso inadequado do sistema pode acionar alarme e ser reportada via transmissores.

Já a linha convencional (Conventional Security Solutions) reúne diversos sistemas para diferentes necessidades de trancamento das portas. A WABCO é fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas.

Roubo de carga
Em 2019, no estado de São Paulo, foram apresentadas à Secretaria de Segurança Pública 7.325 queixas sobre roubo de carga. O Brasil é uma constante nas listas dos mais afetados pelo problema, segundo pesquisa mensal que classifica cerca de 60 países de acordo com o risco ao fazer o transporte de cargas, realizada por um comitê do Reino Unido, o Joint Cargo Committee. O estudo cita, inclusive, os mais perigosos trechos de rodovias, como BR-116 Curitiba–São Paulo, BR-116 Rio de Janeiro–São Paulo, BR-050 Brasília–Santos e SP-330 Uberaba–Santos (porto).