A Iveco segue firme na jornada crescimento de participação no mercado brasileiro com a apresentação esta semana da nova Daily 35-160 equipada com motor de 160cv P8 (equivalente à Euro VI). A montadora é a primeira a lançar no País um modelo com motor a diesel já atendendo à norma de emissões do Proconve P8.

A norma é válida para os veículos comerciais de 3,5 toneladas de PBT produzidos a partir de 01 de janeiro de 2022. Para modelos de maior capacidade de carga, onde se enquadram os demais modelos da família Daily e de caminhões em geral, a legislação passa a valer a partir de 01 de janeiro de 2023.

Além de ser tracionada por um propulsor de alta potência para um veículo de carga de sua categoria, a nova Daily 3,5-160 sintetiza o bom momento vivido pela Iveco, traduzido por recordes de vendas, de satisfação dos clientes, crescimento dos serviços, da rede e disposição dos concessionários para investir na marca e ampliação da rede. Este ano fecha com 93 e a meta é ter mais de 100 ao final de 2022.

Marcio Querichelli Credito Gaspar Nobrega scaled 1
Márcio Querichelli: o novo produto traz evoluções acima das expectativas de nossos clientes

A montadora teve o cuidado de apresentar o Daily 3.5-160 não como resultado de uma atualização da versão atual P7 (Euro V), mas sim um novo produto com importante papel na rota de crescimento de participação da marca no País, conforme reforçou o presidente da Iveco América do Sul, Márcio Querichelli.

“Podíamos ter trazido somente o Euro VI, mas fizemos evoluções e melhorias acima das expectativas de nossos clientes. O novo produto é mais robusto, tem mais tecnologia, maior facilidade de aquisição e menor custo de manutenção. Por isso o Daily P8 tem forte papel para continuarmos crescendo”, relacionou o executivo.

Com PBT técnico de 4.4 toneladas (1.850kg no eixo dianteiro e 2.550kg no traseiro), o modelo 2022 P8 ganhou 200kg a mais na capacidade de carga em relação à versão anterior. E para seguir o design global da família, a grade frontal passou a ser a mesma da linha Daily lançada na Europa este ano.

IVECO DAILY 1 scaled 1
O modelo 2022 ganhou 200kg a mais na capacidade de carga em relação à versão anterior

Ainda seguindo o espírito de crescimento da Iveco, o veículo traz como novidades o farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade; o limpador de para-brisa tem a velocidade regulada por sensor conforme a intensidade da chuva e  faróis com luz de neblina  acendem automaticamente com foco no trajeto do veículo para auxiliar o motorista, inclusive nas curvas.

Na parte interna da cabine, as novidades do Daily 2022 tiveram como foco tornar o ambiente de trabalho do motorista mais confortável e agradável. Assim, os assentos dos bancos ganharam maior largura, novos encostos de cabeça e maior número de regulagens.

Novo Motor
Novo motor é mais econômico em torno de 6% e apresenta um intervalo de revisões ampliado de 15 mil para 30 mil quilômetros

O painel de instrumentos, totalmente reformulado, conta com tela de 3,5 polegadas e mostra diversas informações do veículo, inclusive do gerenciamento dos pneus feito por sensores. O sistema semiautônomo de frenagem também está presente veículo.

Por trata-se de um veículo destinado a operar maior parte do tempo em percursos urbanos, o objetivo da Iveco foi disponibilizar um cockpit o mais próximo possível ao de um automóvel de passeio. Por conta deste propósito, o tamanho e a pega do volante, assim como o desempenho e o silêncio dentro da cabine fazem jus às semelhanças.

O motor, por sua vez, com a denominação FPT F1C MAX Diesel (Euro 6) entrega 160cv de potência a 3.500rpm. O torque máximo é de 380Nm entre 1.600 e 2.900 rpm e a faixa verde de consumo na faixa de 1.500 a 2.400 rpm.

Trata-se de um propulsor de 2.998cm³ com quatro cilindros, 16 válvulas e sistema de injeção common rail de última geração. O sistema de pós tratamento dos gases produzidos pela queima do diesel se presta dos sistemas SCR (que utiliza Arla 32) e o EGR (recirculação dos gases). Outros destaques são o sistema de injeção common rail de última geração e o turbocompressor de geometria variável, este conhecido como VGT.

O trem de força do novo Daily 35-160 conta ainda com caixa de câmbio manual ZF 6S480 VO de seis velocidades à frente e uma relação de marcha mais longa. A performance do motor Euro 6 possibilitou à engenharia alongar a relação de eixo do veículo.

Bernardo Brandao Credito Gaspar Nobrega scaled 1
Bernardo Brandão: Daily com transmissão automática fica para um momento mais adequado, quando o mercado estiver mais preparado

Para quem esperava, a transmissão automática, o diretor de marketing da Iveco, Bernardo Brandão, disse que isso irá acontecer no momento adequado, quando o mercado estiver preparado para este produto.  A explicação é a mesma quando se trata da possibilidade do lançamento de uma Daily elétrica.

Ricardo Coelho, diretor de engenharia da Iveco, destacou a economia de combustível proporcionado pela nova Daily. Conforme disse, a redução de consumo gira em torno de 6% devido às diversas aplicações do modelo. Afirmou a redução de consumo obtida se deve em maior parte ao trabalho realizado pela engenharia no turbo GVT e no eixo traseiro.

Também fazem parte das novidades da nova Daily 3.5 uma nova central eletrônica e o aumento em 34% da capacidade do cárter, elevando para 9, 3 litros. Neste a maior quantidade de lubrificante se deve à adequação do motor às condições do Brasil e de outros países da América do Sul para onde o veículo será exportado, com destaque para Argentina, Chile e Uruguai.

O primeiro modelo Daily 2022 tem importante papel para a manutenção da participação da Iveco no segmento de leves. “Este lançamento é extremamente importante para a marca” explicou o diretor comercial da Iveco, Ricardo Barion.

“Com o Daily 35-160 trabalharemos para manter a liderança de mercado no segmento de leves”, complementou. Durante o ano de 2021 a Iveco deixou 20 unidades rodando com clientes – maior parte em aplicações urbanas – para apontarem o que precisava ser melhorado no veículo.

Ricardo Barion Credito Gaspar Nobrega 1 scaled 1
Ricardo Barion: Daily 3,5-160 EuroVI tem importante papel para a manutenção da participação da Iveco no segmento de leves

Barion lembrou que a Iveco está comemorando mais de 20 mil unidades de veículos da marca produzidos e comercializados na América do Sul em 2021. “ A linha contribuiu muito para a marca alcançar o recorde dos últimos oito anos”, disse.

Especificamente no segmento de 3,5 toneladas, a versão chassi cabine lidera com participação acima de 35%. “A cada três unidades vendidas, 1,5 é Iveco Daily”, acrescentou.

A última vez que a Iveco superou a marca de 20 unidades produzidas e comercializadas foi em 2013. “Somos primeira marca a lançar a tecnologia P8 no Brasil, e trabalhamos forte focados no custo operacional, por isso a Daily 35-160 chega ao mercado com um valor de manutenção preventiva até 22% menor que sua versão Euro V”, concluiu.

Foco no Cliente pos vendas
Mais focada no cliente, Iveco quer ampliar rede de concessionária para mais de 100 até o final de 2022. Este ano a marca encerra com 93 casas

A Iveco anunciou que os compradores das primeiras 700 unidades do Daily 3,5-160 (sem entrada e parcelas sem juros em até 60 meses) irãoreceber o plano de manutenção Essencial pelo preço de R$ 5,00 ao dia durante os próximos três anos. Esse plano prevê a realização de todas as revisões previstas no Manual de Uso e Manutenção do veículo, incluindo lubrificações, aferimento de torques, trocas de óleo, fluidos, filtros e cartuchos.