Durante o Fórum Permanente Paraná Futuro 10, que reuniu nesta semana entidades de classe do setor de infraestrutura, o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, apresentou detalhes do projeto que prevê R$ 3 bilhões para as estradas federais do estado.
Segundo o secretário, os investimentos serão complementados principalmente por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e financiamento junto a bancos de fomento. De acordo com Taniguchi, o projeto tem como prioridade melhorias no Porto de Paranaguá, a renegociação com as concessionárias de rodovias sobre o valor do pedágio e novas obras, a interligação dos municípios da região central do estado ao Anel de Integração, a ampliação dos aeroportos Afonso Pena e de Foz do Iguaçu e, ainda, a viabilização de um aeroporto de cargas na região de Ponta Grossa.
Os investimentos totais ainda não são conhecidos e vão depender da elaboração dos projetos. A intenção é buscar recursos do Banco Mundial, do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (Bird) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), dentre outros.

Fonte: Gazeta do Povo