A Pirelli acaba de anunciar investimentos de R$ 1 bilhão no País até 2015 para que a demanda de cada região seja atendida apenas pela produção local. O objetivo é evitar exportações e importações e consequentemente reduzir custos. O presidente global da empresa, Marco Tronchetti Provera, explica que a ideia é que o volume de produtos fabricados no Brasil e exportados para outras regiões (35% da produção nacional) passe, aos poucos a ser direcionado apenas às vendas no Brasil e em países vizinhos, como Paraguai e Argentina. O investimento total, devido à mudança na operação da América Latina será de US$ 1 bilhão (sendo metade somente no Brasil).
A produção da Pirelli no Brasil hoje atende os países do Sul do continente e também um grande mercado de pneus na América do Norte. E é exatamente essa rota de exportação que a empresa vai eliminar nos próximos anos. Hoje, cerca de 14% da produção brasileira da Pirelli é direcionada aos países do Nafta (bloco composto por México, Estados Unidos e Canadá). \”Esse número vai diminuir gradativamente, até chegar a zero\”, resume Provera. Em vez das fábricas brasileiras, a demanda no Nafta será atendida por uma nova unidade no México – a primeira da empresa no país. O executivo faz questão de ressaltar que não haverá queda na produção nacional. A ideia é que a mudança seja gradual, de modo que anualmente a demanda regional do Brasil e da América do Sul \”sugue\” a produção local anteriormente exportada para outros blocos econômicos do globo. Provera tem confiança no crescimento do mercado latino-americano e, principalmente, no brasileiro. A empresa planeja um forte crescimento, principalmente no que o executivo chama de mercado de \”pneus premium\”, usados em carros de luxo. Hoje, a Pirelli tem apenas 3% desse segmento no país e planeja elevar o número para 50%.
A expectativa da empresa é que o faturamento de 2011 deverá fechar em US$ 2,7 bilhões na América Latina, sendo que US$ 1,7 bilhão será originado no Brasil. Até 2014, as receitas geradas na região chegarão a US$ 3,4 bilhões, espera o executivo. O investimento da companhia no Brasil será aplicado principalmente em melhorias nas fábricas atuais e em máquinas e equipamentos. \”Não temos planos para uma nova fábrica no país\”, diz Provera. A Pirelli já tem cinco unidades no Brasil – em Campinas (SP), Santo André (SP), Sumaré (SP), Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS). Além disso, tem outras duas na América do Sul: na Argentina e na Venezuela. A empresa vai construir um novo campo de provas de pneus (para pneus de moto, automóveis, picapes, caminhões, ônibus e tratores), em Elias Fausto, no interior de São Paulo.
Fonte: Valor Econômico