A Pirelli irá expor pneus para caminhões junto aos agrícolas, industriais, para motos e automóveis no estande da Expointer 2008, entre 30 de agosto e 7 de setembro, em Esteio/RS. Durante o evento, o consumidor terá a oportunidade de conhecer as novidades da empresa nas linhas FG85 e TG85, além de outros produtos desenvolvidos para caminhões.

De acordo com Eduardo Sacco, gerente  de Marketing da Unidade de Negócios Truck da Pirelli Pneus, tanto o FG85 como o TG85 foram especialmente desenvolvidos para o segmento misto, como terra e asfalto. Atendendo às necessidades do setor agrícola, os pneus tiveram um reforço de tecido metálico na região do talão, o que confere maior resistência às condições de trabalho deste segmento.

Além disso, a empresa comenta que para aumentar a resistência aos impactos e à oxidação, e melhorar a durabilidade da carcaça, os modelos FG85 e TG85 contam com a tecnologia HETT (High Elongation Technology for Truck), empregada nas cinturas metálicas logo abaixo da banda de rodagem. Essa tecnologia difere da tradicional por apresentar fios de aço espaçados que possibilitam maior penetração da borracha em volta deles, conferindo  resistência às deformações e impactos

O FG85 foi projetado para equipar eixos direcionais e livres de caminhões e o TG85 para os eixos trativos. A empresa destaca que esses produtos garantem elevada resistência à abrasão e picotamentos, além de possuir design diferenciado que favorece a auto-limpeza e a redução de captura de pedras durante o trajeto.

Outro destaque é o recente lançamento para o segmento rodoviário, o FR85 Vanguard, que possui Banda de Rodagem Inteligente, com indicadores que permitem ao usuário preservar a carcaça no início de sua utilização e no final da primeira vida do pneu. A novidade facilita o controle do desgaste do pneu. Dois sulcos de 1,5 mm de profundidade acompanham toda a circunferência, localizados nas extremidades da banda de rodagem, um de cada lado.

A linha de produtos em exposição no evento conta, ainda, com o TR85, com banda de rodagem mais larga e sulcos transversais profundos que garantem mais estabilidade, durabilidade e tratividade mesmo nas condições mais severas de uso. O novo composto utilizado, aliado ao desenho da banda de rodagem, possibilita ao pneu alcançar alto rendimento quilométrico com baixa geração de calor. Assim o usuário pode reconstruí-lo várias vezes. O TR85 está disponível em oito medidas, com e sem câmara, tendo capacidade de equipar uma grande diversidade de modelos de caminhões.